Na última sexta-feira (27), entrou em vigor mais um decreto do prefeito Jones Cavaglieri (SDD), desta vez as lojas irão funcionar em um tempo menor, de 10 as 16hs, e em regime de escala, ou seja, parte dias pares, e outra parte dias ímpares.
A reação de parte da população e principalmente de comerciantes foi imediata, houveram vários tipos de manifestação contra a decisão do mandatário aracruzense.
Várias lojas da cidade amanheceram no sábado (28) com cartazes que tinha palavras contra o prefeito Jones, que deve tentar sua reeleição em novembro, comerciantes postaram vídeos nas redes sociais reclamando tal situação.
Uma delas conhecida empresária Kely Aline proprietária da marca Kely Modas, chegou a se emocionar no seu vídeo, ela fez perguntas do porque tudo isso estaria acontecendo? Kely chegou a questionar se as decisões não são meramente políticas, e também lembrou que com base no novo decreto as lojas de vestuário irão abrir apenas duas vezes essa semana, o que é preocupante para os lojistas que já viram suas rendas despencarem.
A empresária que emprega diversas pessoas na cidade, chegou a comparar a situação há um pesadelo.
Outra empresária Jeovana Ahnert responsável pela loja Biju Mania, também manifestou sua indignação com a decisão numa rede social. A comerciante se emocionou ao lembrar de suas dificuldades desde o início da crise gerada pela pandemia.
“Nunca imaginei ficar devendo tanto, as pessoas acham que temos dinheiro, não é fácil manter as contas e despesas”.
A empresária comentou sobre os funcionários que auxiliam e ajudam a empresa a funcionar. Ela questionou a desigualdade de tratamento entre os grandes lojistas como supermercados, que tem grande circulação de pessoas e os pequenos lojistas que já lutam com dificuldades.
Jeovana questionou o prefeito Jones as verbas que tem chegado ao município da ordem de milhões, mas que nada tem sido visto na prática com esse dinheiro.
Protesto
Também houve no final de semana na praia de Barra do Sahy, uma manifestação com 30 cruzes que simbolizavam o número de mortos que ocorreram na cidade de Aracruz.
O que fica evidenciado com tantas manifestações neste momento, é que o prefeito Jones não está gozando de prestígio junto a população há algum tempo, muito em razão das últimas decisões. Alguns vereadores prometem levar a pauta para sessão legislativa nesta segunda-feira(29). O que se espera, é que haja alguma forma de remediar a situação em favor da população, preservando a saúde das pessoas, mas sem sacrificar os pequenos empresários ou comerciantes.