Em um novo decreto publicado na tarde desta sexta-feira (26) o prefeito de Aracruz Jones Cavaglieri (SD) mostrou mais uma vez está perdido em suas decisões. Hora diz uma coisa, hora diz outra, e no meio disso tudo, os empresários e comerciantes já não sabem mais o que seguir. Sem falar da população que precisa dos serviços e já não sabe mais quais dias ou horários buscar o comércio.
No novo decreto a feira livre volta funcionar, mas terá de ser na quinta ou sexta-feira à tarde das 15 às 20hs, já as lojas de comércio foram divididas em quatro grupos, para dias pares, e outro para dias ímpares. Além disso o horário de funcionamento vai ser das 10 às 16 hs.
Os chamados essenciais funcionam normalmente em horário regular, desde que cumpram os protocolos de cuidados. Isso significa que supermercados, açougues e demais comércios da lista de essenciais voltam a ter autorização para funcionar aos sábados.
O problema sobrou para os demais setores, as lojas dos grupos 2, e 3, material de construção, elétricos, som, gráficas, autopeças, oficinas eletrônicas, papelarias, lojas de telefones celular, dentre outras poderão funcionar apenas em dias ímpares do calendário.
Em dias pares vai funcionar as lojas de roupas em geral, cama, mesa e banho, esportivas, armarinhos, cosméticos, joalherias e bijuterias, artigos para festas, óticas dentre outras.
Isso significa que a contar com a sorte do calendário, alguns poderão funcionar aos sábados que é o dia em que os comerciantes mais preferem em razão da folga das pessoas.
“Já não está fácil do jeito que está, agora com essa limitação, vamos amargar mais prejuízos, só Deus...” falou uma comerciante irritada ao ser questionada pela reportagem.
No grupo 4, restaurantes, sorveterias, lanchonete e pizzarias funcionam de segunda a sexta-feira, porém de 10 as 16 hs.
“Quem vai comer pizza as 10 horas da manhã?” retrucou outro comerciante.
“A cada decreto a gente tem fazer uma mágica aqui para se enquadrar e fazer as coisas funcionarem, tem que avisar funcionários e clientes, é uma loucura, esse prefeito não decide o que vai fazer.” Falou um dono de comércio do ramo alimentício que pediu para não ser identificado.
No novo decreto os ônibus do transporte público ficam proibidos de rodarem aos domingos e feriados. Em dias normais funcionam apenas até as 22hs.
Fernando Pereira, 35, usuário do transporte público disse, “eu trabalho por escala e dependo dos ônibus pra ir para casa, moro no São Marcos, como vai ser no domingo ou feriado?
O novo decreto começa vigorar a partir deste sábado(27).
Confira o decreto completo clicando abaixo: