O caso das câmeras em Aracruz
Após as graves denúncias feitas na semana passada, sobre uma eventual esquema de corrupção envolvendo a prefeitura de Aracruz e a empresa 7 LAN, que é responsável pelo vídeo monitoramento e cerco eletrônico na cidade, houve um silêncio sepulcral por parte da prefeitura nem uma palavra na Câmara Municipal a respeito. Estranho, uma acusação de tamanha significância e a única resposta da administração seja o silêncio? Talvez esteja usando a “tática do cachorro morto” enquanto montam alguma estratégia de defesa. Mas... Como diria aquele velho ditado, “quem cala consente”. Isso vale pra toda imprensa também.
Muito confuso
As obras feitas na Avenida Venâncio Flores para melhorar as condições de tráfego na área do Casagrande ao invés de ajudar, parecem ter piorado a situação. É um festival de dúvidas e motoristas confusos ou atravessados na via. Talvez o objetivo do supermercado não foi melhorar o trânsito como combinado na condicionante, eles só pensaram em facilitar a vida dos clientes. Aí o resultado só podia ser esse mesmo. O pior, com a concordância do poder público. Alguém nos ajude!
Gravando
O vereador de Ibiraçu Vertinho Tonon (Cidadania) grava hoje sua participação no programa “Conversando com Hudinho Martins” do Youtube. Na pauta, os trabalhos e desafios que o jovem político tem enfrentado por lá.
Fundão e João Neiva de fora
Há no ar uma insatisfação geral por parte de advogados, agentes do direto e população com a decisão do Tribunal de Justiça do ES, em fechar várias Comarcas em cidades menores. Ao todo, serão 28 cidades que perderão seus Fóruns, a justificativa do TJES é que a reestruturação vai economizar R$ 12 milhões de reais. Elas serão remanejadas de acordo com a medida, para outras localidades onde ficarão concentrados todo o poder judiciário por região. Fundão e João Neiva deixam de ter Fórum e serão integradas a Serra e Ibiraçu respectivamente. Isso deverá gerar bastante transtorno para estas populações quando houver a necessidade de ir até esses locais. Na Assembleia Legislativa diversos deputados estão fazendo questionamentos no intuito de reverter o caso. Já há até uma representação feita pela OAB/ES no CNJ, mas dificilmente haverá alguma mudança.
Vereador tem que fiscalizar
Não só os vereadores de cada cidade, mas principalmente eles, devem estar bem atentos a todas as movimentações financeiras dos respectivos municípios onde atuam. É que com os decretos de calamidade, tem acontecido uma enxurrada de denúncias de mal uso das verbas recebidas pelos municípios. Conclusão: Se os vereadores não cumprirem seu papel de fiscalizar, caso haja alguma irregularidade encontrada por outra instituição como Polícia Federal, Polícia Civil, Ministério Público Estadual ou Federal, vai ficar bem feio para eles, aí poderemos fazer uma pergunta; não viram porque não tem competência, ou não viram porque não quiseram ver? Geralmente aplica-se a segunda opção da pergunta.