A Prefeitura de Aracruz deu mais um importante passo para concretizar a vinda do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o município. Essa semana, aconteceu a visita de representantes da Coordenação Estadual de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e da Coordenação do SAMU Metropolitano de Vitória para uma vistoria no local.
A obra de adequação do espaço na Central de Ambulância está em fase final. São serviços de pintura, manutenção do telhado e adaptações na cozinha e nos vestiários. A equipe tem trabalhado até nos finais de semana para garantir que o serviço seja concretizado em menos de 30 dias.
Segundo o coordenador de Desenvolvimento da Rede Urgência e Emergência do Espírito Santo, Eduardo Fernando de Souza, as adequações técnicas estão sendo providenciadas e, depois desta fase, será feita a padronização visual, conforme as normas do Governo Federal. “Pelo que observamos, as adequações necessárias estão sendo realizadas pela Prefeitura e depois será necessário fazer a identificação das salas e da fachada, a climatização e a adaptação de uma sala com ventilação para guardar os oxigênios. Faltam coisas simples. Está melhor que muitas bases do SAMU que conhecemos. Atende todos os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde”, destaca Eduardo Souza.
O coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Caio Duarte Neto, explicou que será feito um processo seletivo para contratação de funcionários, entre eles, enfermeiros e médicos. Os serviços terão início em até dois meses, de acordo com previsão.
O SAMU terá como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência de forma a reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de atendimento precoce. A vinda do serviço para o município ajudará a organizar o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência.
Segundo o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri (SDD), a população contará, em breve, com essa unidade do SAMU, para oferecer um atendimento muito mais rápido. “Transformar a saúde pública de Aracruz, nos últimos três anos, foi um desafio, mas melhoramos a produtividade, superamos os problemas e trabalhamos no sentido de promover uma mudança na estrutura da saúde de Aracruz”, analisa o prefeito.
De acordo com a secretária de Saúde, Clenir Avanza, a implantação da unidade representa um ganho significativo para Aracruz. “Queremos implantar o serviço na cidade para que o nosso paciente não fique na fila aguardando atendimento. A urgência fica por conta do SAMU e nós prestaremos assistência. Vou seguir a política do SAMU. O mecanismo e as portas de entrada que o SAMU tem, o município não tem. Medicamentos que eles usam, toda manutenção dos equipamentos e das ambulâncias que eles utilizarão vão fazer a diferença. Este serviço será um diferencial que vamos ter”, explica a secretária.
Para o tenente do 5⁰ Batalhão da Polícia Militar de Aracruz, Adriano de Farias Santos, a chegada do SAMU a Aracruz representa um grande avanço ao atendimento à população. “São profissionais altamente qualificados, o que ocasionará mais agilidade ao atendimento em casos de urgências e emergências que comumente são atendidos pela Polícia Militar”.
Central de Ambulância
A Central de Ambulância que receberá o SAMU oferece uma estrutura para atender toda a demanda do município, funcionando em um plantão de 24 horas por dia. A Central está situada em um trevo, em frente à Praça Heraldo Barbosa Musso, local estratégico, que facilita o acesso à orla, distritos ou mesmo para a capital Vitória, sem grande impedimento no trânsito. Os serviços podem ser solicitados pelos telefones (27) 3270-7474 e 0800 284 1212.
SAMU - Disque: 192
Quando o serviço for implantado no município de Aracruz, o SAMU poderá ser acionado através do telefone 192. O serviço funcionará 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas que atenderão às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.