O prefeito Jones Cavaglieri (SDD) assinou nesta quarta-feira (10/06) Decreto n.º 38.025, autorizando o funcionamento das atividades comerciais, excepcionalmente, neste sábado (13/06), no município de Aracruz. Os setores 1 e 2 poderão abrir as portas das 08 às 12 horas, com exceção das lojas do Centro Comercial Oriundi, que funcionarão das 13 às 19 horas, neste sábado.Fazem parte do setor 1 os seguintes estabelecimentos: loja de material de construção, de venda de ferragens, material elétrico, material hidráulico, lojas de tintas, marmorarias, vidraçarias, lojas de venda de bicicletas, de veículos (carros e motos), e de venda de peças.
Compõem o setor 2 as lojas de calçados, material esportivo, vestuário, confecções e tecidos, aviamentos, cosméticos, perfumarias, relojoarias e joalherias, lojas de artigos de cama, mesa e banho, e de camas e colchões. Também integram o setor 2: papelarias e artigos escolares, lojas de serviços de cópias, de artigos para casa e descartáveis, móveis e eletrodomésticos, acessórios e bijuterias, comércio atacadista, celulares, equipamentos musicais, equipamentos de informática, manutenção de equipamentos eletrônicos, insumos agrícolas e óticas.
Os restaurantes, lanchonetes e pizzarias poderão funcionar, com atendimento presencial, neste sábado (13/06), até as 16 horas. Após este horário, estes estabelecimentos somente poderão atuar por meio do serviço de delivery.De acordo com o decreto, os restaurantes localizados em rodovias estaduais e federais poderão funcionar em horário regular e habitual. O Mercado Municipal Santo Cerri funcionará das 04h30 às 14 horas.
Cabe ressaltar que, conforme orientação do decreto, todos devem seguir as responsabilidades, deveres e obrigações para atendimento dos protocolos sanitários e administrativos de segurança para a pandemia da COVID-19. Para acompanhar as medidas de enfrentamento da situação de emergência contra o novo coronavírus