Aracruz lançará na próxima segunda-feira (11/05), a 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza para atender novos grupos sociais. Desta vez serão vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência (PCD), gestantes e puérperas (gestantes e mulheres na fase do pós-parto) até 45 dias.
A vacinação estará disponível em todas as Unidades Básica de Saúde (UBS) das 8h às 18h, e neste grupo, assim como nos demais que já receberam a vacinação, a Semsa tem a meta de vacinar 95%. Os membros dos demais grupos ainda podem procurar os serviços de imunização. A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza foi aberta no dia 23 de março para idosos e trabalhadores da saúde. Em seguida foi a vez dos membros das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo, portuários e a população indígena.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, 10.904 idosos foram imunizados, ultrapassando a meta de 100%, e 1.966 trabalhadores da saúde receberam a vacina, totalizando 94% da meta estabelecida para esta população. Até o momento já foram vacinados 3.017 indígenas, 139 caminhoneiros, 110 motoristas, 145 profissionais das forças de segurança, 55 portuários e 2.832 pessoas com comorbidades.
Os idosos acima de 70 anos que necessitem de atendimento domiciliar podem solicitar a visita da equipe de saúde para receberem a vacina. Neste caso, o familiar deverá procurar a unidade de saúde de referência para fazer a solicitação, repassar o endereço e o telefone do paciente que necessita da assistência em casa. Um agente de saúde fará a visita para possibilitar a imunização. A quarta fase da vacinação será feita no período de 18 de maio a 05 de junho e contemplará os professores e adultos de 55 a 59 anos.