O prefeito da Cidade de Fundão Joilson Nunes o Pretinho (PDT) falou do enfrentamento a pandemia do vírus COVID-19, em entrevista ao apresentador Hudinho Martins, ele disse do trabalho em equipe que está sendo desenvolvido para amenizar os efeitos na população, e na economia do município que pertence a Grande Vitória e faz divisa com Ibiraçu e Aracruz.
O chefe do executivo que está no poder a pouco mais de dois anos, assumiu após vencer eleições suplementares que foram realizadas em 1 de outubro de 2017 depois da impugnação da eleição de 2016 na cidade pela Justiça Eleitoral. Na ocasião ele venceu com 5.425 votos a disputa.
Pretinho é empresário e fez uma relação da gestão na iniciativa privada e as dificuldades encontradas na gestão pública, “no privado se um carro fura o pneu você manda consertar, na iniciativa pública é bem diferente, tem burocracia”. Reclamou o prefeito.
Em outro ponto da entrevista, questionado sobre as demandas de Praia Grande litoral da cidade, que tem um histórico de reclamações por parte de muitos moradores, o prefeito disse haver uma demanda reprimida de mais de vinte anos. “Praia grande ficou abandonada pelos gestores que me antecederam, mas estamos trabalhando para mudar esse quadro”. Pretinho disse que está fazendo investimentos na região e que não será possível fazer todo serviço, “se os próximos gestores derem a atenção que eu estou dando a orla de Fundão em vinte anos a gente consegue equacionar tudo que precisa ser feito, não é fácil”.
Segundo o prefeito não há uma relação entre o dinheiro que está sendo gasto em obras pelo município, e os investimentos em tratamento para o coronavírus, já que são verbas específicas e destinadas exclusivamente para esta finalidade. Sobre a parcela de royalties que o município recebe Pretinho disse que o dinheiro é bem-vindo e tem ajudado bastante os investimentos em infraestrutura.
Ele lembrou da relação com o legislativo é estável, diferente de outros tempos onde já foi bem “ácida”, principalmente nos períodos recentes onde muitos vereadores e até prefeitos foram detidos.
Durante a conversa o prefeito falou das medidas de isolamento social provocadas pelo COVID-19 e que o comércio município estaria funcionando de acordo com os decretos do governo do estado. Na ocasião da entrevista era das 10 às 16 horas o horário de abertura das lojas, mas na sexta (24) o governo do estado publicou novo decreto incluindo Fundão em um novo patamar de acordo com o Mapa de Risco, o que vai obrigar o município a fechar novamente seu comércio. (Sobre isso não há comentários no vídeo, já que a entrevista foi gravada na quinta 23). Mas o prefeito foi enfático em dizer que vai cumprir as recomendações decretadas pelo governo.
Pretinho também disse que se continuar por muito tempo as restrições para economia girar, o município poderá passar por dificuldades mais adiante, e medidas impopulares poderão ser tomadas para honrar os compromissos.
Para saber mais detalhes da entrevista do prefeito de Fundão é só assistir o vídeo da entrevista completa no canal Hudinho Martins no youtube no link https://www.youtube.com/watch?v=gPOVy0mMUE0.
Ou acessar a sessão de vídeos aqui mesmo no site do jornal abaixo.