O Município de Aracruz, intensificará as ações de prevenção contra a dengue, zika e chikungunya. Uma das medidas será a utilização do carro fumacê a partir da próxima semana. A pulverização do inseticida ajuda a combater a proliferação do aedes aegypti, mosquito transmissor destas doenças.
Desde janeiro até 24/04, foram notificados 1.134 casos suspeitos de dengue nas unidades de saúde do município. Deste total, 69 casos foram confirmados. Foram notificados 09 para zika, sendo 01 confirmado, e 01 notificado e confirmado para chikungunya. Uma equipe composta por 48 agentes de controle de endemias está atuando na vistoria de quintais e terrenos baldios para acabar com os criadouros do mosquito.
A participação da população é fundamental no combate a estes criadouros com a adoção de medidas simples como manter a limpeza dos reservatórios e impedir o acúmulo de água limpa e parada. Dentre os principais cuidados estão: tampar caixas, tonéis e barris d’água; colocar no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água; manter as calhas limpas; não deixar água acumulada sobre a laje; substituir água dos pratos dos vasos de plantas por areia; cobrir grandes reservatórios, como piscinas. A população pode aproveitar o isolamento social para reforçar os cuidados dentro nos quintais e dentro de casa.
Em caso de sintomas como febre alta acima de 37,8°C, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelha no corpo, procure a unidade de saúde de referência.