De acordo com o Mapa de Gestão de Risco, os municípios estão divididos em três grupos de risco (Baixo, Moderado e Alto) e cada grupo deve adotar um protocolo específico na batalha contra a pandemia da Covid-19.
Por haver durante todo esse tempo apenas 8 casos confirmados na cidade até então, Aracruz figura de acordo com esse Mapa na posição verde, ou seja, de baixo risco, e por sua vez se enquadra nas condições para voltar ater seu comércio aberto.
De acordo com a prefeitura medidas como a restrição e suspensão do comércio, orientação à população e fiscalizações, contribuíram para o distanciamento social e criaram na cidade um novo comportamento. Esse posicionamento mais rígido, além de proteger os munícipes, faz com que agora seja possível uma maior flexibilização do isolamento social e das atividades comerciais no município.
A partir desta quarta-feira (22), o comércio volta funcionar em sistema de rodízio de dos estabelecimentos, de acordo com cada segmento. Segundo decreto publicado pela administração a cidade será dividida em três deles. Para as Padarias, Supermercados, Farmácias e outros chamados de serviços essenciais, nada muda e segue com as restrições já conhecidas desde o começo da pandemia.
Já as demais lojas ou segmentos irão funcionar em dois turnos, um grupo vai abrir de 8h às 14h, e o outro grupo de 12h às 18h. Informou a assessoria.
Outra exigência para que tudo comece a funcionar de acordo com o decreto é a obrigatoriedade do uso de máscaras. A Prefeitura distribuirá o EPI para todos que estiverem circulando nas ruas.