Geralmente quando o ano começa a gente já pega o calendário para pontuar os melhores feriados dos próximos 365 dias. A partir daí começamos a nos programar projetando viagens, passeios e outras distrações que nos leve a fugir da nossa vida habitual. Eufóricos, pontuamos os meses que possuem feriados, e quando se fala em feriados anexos a inícios e finais de semanas com a probabilidade de se tornar feriadões, a emoção é dobrada. E que tal quando um mês tem dois feriadões, como por exemplo, o mês de abril desse ano?
Na próxima sexta feira, dia 10, e na terça feira, dia 21, teremos dois grandes feriados nacionais (Paixão de Cristo e Tiradentes consecutivamente), ou seja, dois feriadões, principalmente para os órgãos públicos e algumas empresas privadas que compactuam da mesma ideia. Aqui no estado do Espírito Santo ainda teremos a segunda feira do dia 20, feriado religioso de Nossa Senhora da Penha.
Ora, a atual pandemia na saúde mundial já trouxe e continua trazendo diversos incômodos às populações e causando impactos e mudanças nas rotinas das pessoas no mundo inteiro, a começar pela quarentena, na qual, impossibilita-nos de exercer as nossas funções naturais cotidianas e sociais, tais como, estudar, trabalhar, sair, passear, viajar, vender, comprar, entre outras.
Com ótimos feriadões chegando, o que fazer diante dessa situação de isolamento social regido pela quarentena mundial? Provavelmente estamos cansados assistir a tantos filmes e programas de televisão e enfadados das redes sociais e demais páginas da internet. Então, uma boa dica que deixo é o investimento familiar. Cientes e repletos dos devidos cuidados, curtir o pai, a mãe, os filhos e demais familiares da casa como talvez nunca havia curtido antes devido a demanda social e demais ocupações diárias, não seria apenas uma diversão diferenciada, mas um grande investimento e aproximação entre pessoas do mesmo ambiente.
Lembro-vos que quando falo em curtir a família, me refiro aos que estão debaixo do mesmo teto, já que o isolamento social requer que cada pessoa permaneça na sua casa, no seu espaço físico.
Mesmo que o tempo esteja difícil, não devemos nos entregar a apatia física e emocional. Inventar e reinventar nesse momento crítico pode ser uma ótima saída para salvar os ótimos feriadões típicos em meio aos tenebrosos momentos atípicos.