Na última semana informamos aos leitores em uma de nossas colunas que circulava a informação de que o Sr. prefeito havia “contratado” uma conhecida marqueteira do estado para melhorar sua imagem junto ao público. Seria aceitável não fosse da forma como está se apresentando. A forma de pagamento estabelecida, parece ser via caixa da Prefeitura de Aracruz, e no final das contas tudo será pago com o dinheiro do contribuinte. São diversos cargos que foram nomeados na PMA desde o acordo, todos de altos salários e ligados a marqueteira, a prova mais contundente sobre o caso é a contratação do filho da marqueteira para assessor especial na PMA com salário de quase R$ 10 mil reais. Quem fez essa articulação apresentando ao prefeito e trazendo a estrategista Bete Rodrigues para o cenário, foi Clenir Avanza Secretária de Saúde que já conhece a marqueteira de parcerias anteriores.
Para piorar, com o decreto de calamidade, o cofre da prefeitura fica “aberto” sem precisar passar pelos mesmos mecanismos de controle que normalmente são realizados em contratações.
Não bastasse isso, Clenir contratou uma empresa para fazer um vídeo de uma campanha sobre coronavírus no valor de R$ 106 mil reais. Já houve questionamentos feitos pelos vereadores em Sessão na Câmara nesta segunda-feira (6), um manifesto assinado por quase todos os vereadores pedia a revogação do contrato por parte da Secretaria de Saúde. O que não deve ocorrer se considerarmos as circunstâncias.
Apenas quatro vereadores deixaram de assinar o documento por alguma razão, são eles: Lula (PSDC), Carlinhos Josiel (PP), Carlito Candin (SDD), Beto Negreiro (Republicanos)
A empresa contratada é AIE Cinema Ltda ME, uma rápida pesquisa de mercado nos leva aos sócios da mesma, por sua vez, uma das sócias em seu perfil aborda temas completamente alheios a este mercado audiovisual, (o que não é comum) inclusive aparentemente trabalha com vendas de roupas, o outro é invisível nas redes. Outro ponto que chama atenção e´que a mesma não tem um site (outra coisa muito fora do comum neste mercado). Já um perfil da tal empresa em rede social é bem esvaziado e tem postagens apenas de 2016, para alguém que lida com o mercado de publicidade e audiovisual isso é bem fora do comum, já que é um mercado acelerado e normalmente muito disputado, daí atualização contínua e apresentação são cartões de visita.
Tudo é muito suspeito nessa relação e os elementos são bem evidentes, cabe agora ao Ministério Público sempre combativo e atuante avaliar os fatos. Cabe também aos vereadores de Aracruz, verificar a legalidade de tudo isso e cumprirem o papel que lhes cabem, o de fiscalizador do dinheiro público.
É uma combinação de fatos que até mesmo um leigo consegue perceber a movimentação relativamente simples, o que mostra que perdeu-se o respeito por completo com a coisa pública neste momento na administração da prefeitura.