Foi publicado no fim da tarde desta segunda-feira (16) um decreto do prefeito Jones Cavaglieri (SDD) que informou a suspensão das aulas nas escolas na rede municipal de ensino. No comunicado informou a suspensão que se inicia nesta terça-feira 17 por um período de 14 dias, como medida de contenção e enfrentamento ao covid-19.
A nota não mencionou outras medidas tomadas no setor de saúde, e como os possíveis atendimentos a população serão realizados, no informe a prefeitura apenas disse que os cidadãos devem buscar novas informações nos canais oficiais da instituição.
Já o Governador Renato Casagrande (PSB) anunciou também na tarde de hoje, a suspensão das aulas das escolas da Rede Pública Estadual a partir dessa terça-feira. A decisão foi tomada durante reunião da Sala de Situação, dentro das ações de prevenção à disseminação do novo Coronavírus. A decisão também se baseou no Decreto de Estado de Emergência em Saúde Pública no Espírito Santo, publicado nesta data no Diário Oficial. A suspensão das aulas das escolas da Rede Pública Estadual a partir dessa terça-feira (17).
De acordo com o governador, as escolas permanecem abertas até a próxima sexta-feira (20), com a presença dos diretores, prestando as orientações e adequações necessárias. Já a partir da próxima segunda-feira (23), as unidades estarão fechadas. Ele explica que a antecipação dos 15 dias das férias escolares de julho neste momento visa reduzir o prejuízo do calendário acadêmico.
O secretário de Estado da Educação, Vítor de Angelo, anunciou que estão sendo estudadas formas de oportunizar a refeição aos alunos nesse período de suspensão. “Identificaremos escolas-polo, que ficarão abertas para servir as refeições para os que precisam”, disse. Ainda de acordo com ele, os alunos não terão prejuízo de conteúdo, uma vez que serão recuperados, enquanto os professores receberão todas as orientações pelos diretores escolares.