Um imbróglio que tem tomado conta da população brasileira nos últimos dias, se refere a anistia ou não dos presos envolvidos nos atos de 08 de janeiro, e, para começo de conversa, o assunto não se trata de tema partidário, mas sim, de justiça. Assim, independente de que lado partidário eu seja, porque sou a favor da anistia?
No Brasil, há sujeitos que traficam, matam, roubam, cometem diversos e seguidos crimes, e quando a polícia faz seu trabalho, a apreensão desses meliantes, muitas vezes, a justiça logo os libera. E o que dizer dos condenados na Lava Jato, que a maioria já estão soltos?
Sei que danificar patrimônio público é ato errôneo e quem assim faz, deve responder judicialmente sim, porém, de forma justa, afinal, a justiça está aí para fazer justiça, contudo, não é o que temos visto.
Com base nos expostos, será que a danificação, quebra de patrimônio público é pior do que roubar e tirar vidas humanas?
Rouba-se (inclusive verbas públicas), tira-se vidas, e, quando isso acontece (por exemplo, no trânsito por um motorista embriagado), muitas vezes, o sujeito paga fiança e logo está nas ruas. Já, passar batom em uma estátua, sentencia-se a pessoa a 14, 17 anos de prisão.
Recrimino o vandalismo de todas as formas, mas, prezo que a punição seja justa, assim também como prezo que as punições para criminosos, inclusive para políticos que saqueiam verbas públicas (como os da lava jato), também sejam justas e cumpridas, conforme o peso que cada ação reflete na/para sociedade.