A temática referente ao contexto de que “nunca é tarde para aprender”, pode ser aplicado em diversas áreas da vida. Acredita-se que a capacidade de aprender é um processo contínuo que não tem idade e nem limites.
É um equívoco acreditar que a aprendizagem é um processo que ocorre apenas na infância e juventude, ou seja, que após certa idade, não é mais possível aprender. Essa crença é um mito social errôneo, visto que, o aprendizado é um processo que ocorre ao longo de toda a vida. Isso significa que independente da idade, é sempre possível aprender coisas novas e desenvolver novas habilidades.
Na década de 90, no Brasil, foi instituído a EJA (Educação de Jovens e Adultos), dando continuidade legal (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – nº 9.394/96) ao que escolas já vinham tentando décadas anteriores. Com isso, desde então, jovens e adultos que por algum motivo deixaram de estudar ou nunca estudaram, tem a oportunidade de aprender como qualquer outro estudante, como é o caso de duas senhoras, moradoras de José de Anchieta, na Serra, com idades de 84 e 91 anos de idade, que estudam nessa modalidade (EJA) para aprenderem a ler, pois, segundo o coordenador do turno matutino, ambas tem muita vontade de lerem a Bíblia.
Isso mostra que a aprendizagem é um processo que pode ser adaptado às necessidades e interesses individuais, e significa que independente da idade ou do nível de conhecimento, é sempre possível encontrar maneiras de aprender e se desenvolver.
Então, não importa a idade ou o nível de conhecimento, é sempre possível aprender coisas novas e alcançar grandes feitos. Basta ter motivação e disposição para aprender e se desenvolver com base no que já aprendeu e/ou está aprendendo.