Tuesday, 08 de April de 2025
27 99902-4179
Cultura Conversa

Violência urbana - causas e consequências

Com Rond Paixão

19/03/2025 11h03
Por: Redação O Diário Fonte: diversas
Violência urbana - causas e consequências

A violência é explícita por todas as partes, principalmente nos grandes centros urbanos brasileiros, gerando cada vez mais, graves problemas que afetam muitas cidades. Ela se apresenta através dos seguidos roubos, assassinatos, estupros, tráfico de drogas, violência contra mulheres e crianças etc.

Corriqueiramente, ela vem associada à desigualdade social e econômica e a falta de oportunidades, culminando na pobreza. Em muitas cidades, a juventude é o público mais vulnerável à violência, dado que, muitas vezes, não têm acesso à educação e empregabilidade, o que certas vezes, os fazem ignorar os riscos da oferta do caminho errado. Com isso, não quero dizer que esses jovens sejam “vítimas da sociedade”, como muitos afirmam, pois cada cabeça assina sua sentença, ou seja, cada ser humano responde por si, partindo do princípio que, fica muito fácil e errar e culpabilizar o próximo.

Outro fator que resulta na violência urbana é a corrupção na política, que, por exemplo, sempre desvia verbas públicas que poderiam ser usadas em projetos sociais para os mais suscetíveis a essa violência. As brechas na lei e a impunidade é outro grande cooperador para o aumento da violência no Brasil. Isso devido à falta de confiança dos sujeitos na justiça brasileira. Notavelmente, esse descrédito incentiva a continuação da violência.

Com relação às consequências que essa violência traz, pode ser irreversível e devastadora para as vítimas, suas famílias e a comunidade como um todo. Além de aniquilar diversas vidas de forma precoce, ela pode levar a traumas, estresses, medo e insegurança, além de afetar a economia e o desenvolvimento social das cidades.

Para combater a violência urbana, é necessário um esforço conjunto (governo, sociedade civil e comunidades), mas, idealizo como ponto primordial, mudanças drásticas e urgentes nas nossas leis, porque, enquanto houver as atuais “brechas” nelas, será como enxugar gelo diante desse grande desafio que é a aniquilação ou simplesmente a diminuição desse alto índice de pessoas que sofrem no Brasil por causa de violência urbana.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.