Esse é um assunto um pouco complexo, porém, pouco comentado, mas você já se perguntou porque você aguarda tanto tempo, dias e até meses para uma consulta médica, e quando chega a data, muitas vezes, sua consulta demora menos que cinco minutos?
Claro que nem todas as consultas médicas são assim. Existem casos e casos, mas existem vários fatores que podem contribuir para essa percepção, e, dentre esses, estão: sobrecarga de trabalho (já que, muitos médicos trabalham em vários plantões); falta de recursos (equipamentos e medicamentos, que podem dificultar o trabalho dos médicos e afetar a qualidade do atendimento); estresse (já que é comum, não apenas em médicos, mas em todo o trabalhador brasileiro); desmotivação (dado que, muitos, podem trabalhar de forma desmotivada devido uma série de fatores pessoais e trabalhistas, como sobrecarregas, desvalorização e falta de recursos); fragmentação no sistema (já que o sistema de saúde no Brasil é fragmentado, com muitos provedores de saúde diferentes e falta de integração entre eles); e em alguns casos, falta comprometimento e responsabilidade com o trabalho.
Existem casos também, que não há necessidade do médico consultar o paciente por mais de 5 minutos, mas, você chegar à uma primeira consulta, por exemplo, e o médico mal “olhar na sua cara”, te liberar e chamar o próximo paciente, já denomino como um atendimento de má qualidade.
É importante notar que esses fatores não se aplicam a todos os médicos no Brasil e que muitos profissionais de saúde no país, trabalham arduamente para fornecer um atendimento de qualidade. No entanto, é importante reconhecer os desafios que existem e trabalhar para superá-los.