Sunday, 23 de February de 2025
27 99902-4179
Geral Pente-fino

Governo Trump deteve quase mil imigrantes ilegais no domingo

Presidente americano prometeu desde o primeiro dia realizar maior operação de deportação da história do país

28/01/2025 09h54
Por: Redação O Diário Fonte: P.News
Presidente americano Donald Trump.
Presidente americano Donald Trump.

As detenções de imigrantes ilegais atingiram um recorde diário de quase mil pessoas no último domingo (26), segundo dados do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) dos Estados Unidos.

O presidente americano, Donald Trump, chegou ao poder há uma semana prometendo realizar “desde o primeiro dia” a maior operação de deportação da história do país. O número de detenções diárias variou de 400 a 593 pessoas durante a semana, caiu para 286 no sábado e atingiu o pico de mais de 950 no domingo, de acordo com dados do ICE.

Em entrevista à rede de televisão Fox News nesta segunda-feira (27), o responsável por conduzir a política migratória de Trump, o chamado czar da fronteira, Tom Homan, disse que “o presidente está feliz”, mas que quer “deixá-lo ainda mais feliz”.

– Este é apenas o primeiro dia – declarou ele sobre o nível de detenções no domingo.

No ano fiscal de 2024, que compreende o período entre outubro de 2023 a setembro de 2024, o governo Biden deteve uma média de 310 pessoas por dia, de acordo com um relatório anual divulgado pelo governo americano.

Como resultado, a Casa Branca pressionou as agências governamentais encarregadas de gerenciar a migração a impor uma cota mínima diária de detenções por agente, para aumentar o número para entre 1,2 mil e 1,5 mil por dia.

Homan, que esteve em Chicago no último domingo para testemunhar pessoalmente uma das operações, declarou em entrevista à rede de televisão ABC que o governo está nos estágios iniciais das deportações em massa, concentrando-se em pessoas que são uma ameaça à segurança pública.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.