Na última segunda-feira (13), foi realizada reunião pública de apresentação do projeto de criação do CCJON – Conselho Comunitário de João Neiva, tendo como palestrantes diversas autoridades comunitárias da grande vitória:
O Evento foi um sucesso, com grande participação popular, entre interessados no tema, líderes comunitários atuais e antigos de diversos bairros, bem como os representantes da antiga Associação Geral de Moradores José Geraldo Adão (Presidente) e Marcos do Nascimento (Secretário).
O Prefeito de João Neiva, Paulo Sérgio “Micula” (Republicanos), que atuou durante muitos anos como líder comunitário, destacou a importância do CCJON no fomento e apoio as associações, como forma de ampliar a participação popular na gestão pública, contribuindo efetivamente da construção de uma cidade mais justa e igualitária.
O Evento foi aberto pelo Presidente da Câmara Mário Reali (PSB), que destacou a importância da organização dos movimentos sociais e associações moradores legalmente constituídas na construção das políticas públicas. Também participaram os vereadores: Vice Presidente Matheus Fávaro (Republicanos), Eraldo Polezi (PL) e Celso Guzzo (PL).
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Obras Públicas Allan Dantas, que é o coordenador do processo de criação do CCJON, o objetivo é apoiar as associações comunitárias existentes, bem como incentivar a reativação ou criação de outras entidades comunitárias, de modo a implantar 28 associações em todos os bairros e localidades do município, que irão passar a ser interligadas a uma única central de apoio CCJON, que terá sede fixa para atender e dar todos suporte as entidades para se manterem “vivas” e atuando.
Estiveram presentes:
Patrícia Crizanto (PSB) – Vereadora de Vila Velha
Luiz Gustavo Potkul – Presidente do CCVV - Conselho Comunitário de Vila Velha
Carlos Chácara – Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais - SINDSEP
Mauro Saba – Consultor do Terceiro Setor
Sebastião Moura – Ex Presidente da FAMOPES - Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do Espírito Santo.
Jadis Amorim (MDB) – Vereador de Cariacica
César Capixaba – Presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Grande Cobilândia
Altair Marinheiro – Presidente do IACE – Instituto Integração
Heberton Pereira – Rep. FMMP/GV - Federação Metropolitana do Movimento Popular da Grande Vitória.
O Presidente do CCVV, Luiz Gustavo, parabenizou a iniciativa de João Neiva na criação do CCJON, que já nasce num modelo moderno, sendo um dia e marco histórico para a retomada do movimento popular capixaba, inclusive impulsionando a volta da FAMOPES (paralisada).
A Vereadora Patrícia Crizanto, parabenizou o Secretário Allan Dantas, pela iniciativa do projeto do CCJON que certamente deixará um legado na história de João Neiva, contribuindo para o movimento popular do ES.
O Consultor Mauro Saba, explicou que o CCJON será formado por 22 pessoas: Sendo 06 membros da diretoria executiva, 05 membro do conselho de ética, 05 membro do conselho de ética e 06 coordenadores regionais, cujo ato de fundação será por meio de congresso que será realizado no dia de 16 de fevereiro de 2024.