Na última segunda-feira (25), uma comitiva de João Neiva formada pelo Prefeito Paulo Sérgio Micula (Republicanos), o Vice Prefeito Renan Patuzzo (PSB), o secretário de desenvolvimento urbano habitação e obras públicas Allan Dantas e outras autoridades esteve com a diretoria do DETRAN-ES.
A reunião foi muito produtiva, sendo definido que em fevereiro de 2025, o DETRAN irá realizar uma vistoria técnica para atualização de toda a sinalização de trânsito da cidade, incluindo os novos trechos pavimentados e asfaltados, que será concluída ainda no primeiro semestre do próximo ano.
O Prefeito Micula, destacou a importância da parceria e apoio do DETRAN, para que a PMJN possa seguir com o processo de municipalização para que o município possa assumir integralmente a responsabilidade pelos serviços relativos ao trânsito da cidade, tratando de questões voltadas aos pedestres, à circulação, ao estacionamento e à parada de veículos e animais, à implementação e à manutenção de sinalização, entre outras.
Ficou definido que haverá um grupo de trabalho formado por agentes do Detran e da Prefeitura de João Neiva, visando acelerar os trâmites e documentação, para a conclusão do processo de municipalização, bem como apoio operacional para a gestão municipal do trânsito posteriormente.
O Secretário Allan Dantas, apresentou o estágio do processo já andamento na PMJN, e destacou que a municipalização do trânsito, facilitar um melhor gerenciamento do espaço público, mobilidade urbana e trânsito, de forma de adequada a realidade do munícipio, permitindo ações como: controle de transporte e estacionamento de veículo de cargas pesadas, bem como a implantação do Estacionamento Rotativo, em favor de uma cidade mais acessível e organizada urbanisticamente.
O Diretor do DETRAN – Givaldo Vieira, elogiou muito a organização e iniciativa de João Neiva, tendo em vista que dos 78 municípios capixabas, apenas 13 (incluindo grande vitória e grandes cidades do interior) possuem o trânsito municipalizado. “Vamos trabalhar em conjunto num projeto piloto, para a cidade de João Neiva seja referência para as cidades abaixo de 20 mil habitantes no estado e no país” concluiu o Diretor.