Comemoração dupla, nesta segunda-feira (25), no Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória. Além dos 25 anos do centro, os doadores contaram com uma programação especial também em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue. Um café da manhã foi oferecido aos frequentadores do local e três doadores especiais receberam certificados pela ajuda que prestaram voluntariamente ao Hemoes.
O amor à vida é a motivação do aposentado Carlos José Pitomba, 70 anos, para ser doador. Ele decidiu ajudar outras pessoas depois que passou por um problema familiar em que sua esposa precisou de transfusão. “Minha primeira doação foi em setembro de 1973, quando servia ao Exército. Desde então, duas vezes por ano, faço a minha doação. Acabei de completar a idade em que não é possível mais doar, mas estou feliz em poder ter ajudado as pessoas”, disse.
O contador Liomar da Costa Pereira, comemorou 45 anos como doador de sangue. “Já doei em diversos bancos de sangue. O Hemoes é o mais conhecido. Nesses 25 anos do Hemoes, o ambiente é muito bom. O atendimento é acolhedor. A equipe de profissionais é muito eficiente. É muito confiável. Superpositivo o trabalho do Hemoes”, elogiou.
Mais de mil pessoas se tornaram doadoras pela mobilização do empresário Ismael Littig, que, desde 2021, comemora o seu aniversário com os amigos por meio da doação de sangue no Hemoes. “É um momento muito especial receber esse reconhecimento. Fico muito feliz em ajudar a salvar vidas. Gratidão é o que define esse momento”, enfatizou.
O Hemoes contabiliza, até setembro deste ano, mais de um milhão de doações de 4.346 mil doadores ativos. Entre eles está o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, que prestigiou o evento e fez sua doação, na manhã desta segunda-feira.
“O banco de sangue do Hemocentro Estadual precisa de doadores regulares para que possa estar sempre abastecido e em condições de atender às demandas hospitalares que surgem de todas as regiões do Estado. A doação é um ato simples que leva poucos minutos, mas que faz diferença na vida de muitas pessoas que precisam desse componente para o qual não existe substituto. O sangue só chega para aquele que precisa por meio de um ato de bondade, que é a doação".
Estoque
A diretora-técnica do Hemoes, Soraya Almeida, explica que o estoque de sangue precisa ser renovado diariamente por meio de novas doações, especialmente neste período de fim de ano.
“No final do ano, alguns fatores levam a uma necessidade maior de manutenção do estoque ideal de sangue, principalmente por conta das festividades natalinas, das férias escolares e das viagens, quando aumentam os riscos de acidentes. Pensando nisso, todos os tipos sanguíneos são necessários, em especial os grupos sanguíneos RH negativos, que são menos incidentes na população geral, em especial, o O negativo”, disse.
Para a manutenção das doações, o hemocentro conta também com as doações recorrentes de quem já está habituado a doar e pratica esse ato de solidariedade mais de uma vez ao ano. “Os doadores fidelizados compreendem que, a partir da sua ação, muitos pacientes têm a chance de receberem o tratamento necessário. São pessoas que se comprometem regularmente, independentemente de serem chamados, a doarem um pouco de si por meio de seu sangue”, completou Soraya Almeida.
Aplicativo
Com mais de 10 mil downloads desde 2023, o aplicativo Gota de Vida é uma facilidade para os doadores, pois permite o agendamento on-line das doações, mostra a localização dos hemocentros e notifica os usuários sobre as datas das próximas doações nos cinco hemocentros do Estado: Vitória, Serra, Colatina, Linhares e São Mateus.
O Gota de Vida também apresenta gamificação, questionários interativos relacionados à doação. Ele foi desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), em parceria com o Hemoes, e está disponível de forma gratuita nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais Android e iOS.