Saturday, 28 de December de 2024
27 99902-4179
Brasil Estratégia

STF: Indicados de Bolsonaro não devem julgar suposto golpe

O julgamento deve ser levado para a Primeira Turma; Mendonça e Marques estão na Segunda Turma

26/11/2024 08h16
Por: Redação O Diário Fonte: P.News
Kassio Nunes Marques e André Mendonça.
Kassio Nunes Marques e André Mendonça.

Os ministros Nunes Marques e André Mendonça, indicados ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), devem ficar fora dos julgamentos colegiados relacionados à tentativa de golpe investigada pela Polícia Federal.

De acordo com a coluna de Luísa Martins, da CNN, a análise das denúncias será feita pela Primeira Turma, liderada pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes. Neste cenário, Nunes Marques e Mendonça pertencem à Segunda Turma e, por isso, não participam das decisões na Primeira Turma, que reúne os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Apesar de o regimento permitir que Moraes leve o caso ao plenário, fontes afirmam à coluna que ele deve manter a análise na Primeira Turma, onde acredita-se haver mais consenso entre os integrantes.

Os ministros da Primeira Turma têm composição majoritária de indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o que também reforça a expectativa de que os julgamentos sejam direcionados ao colegiado menor.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.