Saturday, 28 de December de 2024
27 99902-4179
Cultura Conversa

Consciência Negra, um misto de conscientização

Com Rondilei Paixão

20/11/2024 10h31
Por: Redação O Diário Fonte: diversas
Consciência Negra, um misto de conscientização

A cor da pele não deveria ser um diferencial aumentativo e diminutivo entre os seres humanos, porém, não há como negar que desde a chegada dos primeiros escravos ao Brasil, essa questão é evidente entre nós, brasileiros.

Como meio interventivo de sanar um pouco dos prejuízos causados pela escravização dos negros, atualmente, existem leis no país (como a criminalização do racismo e as cotas pró negro) que ajudam a reparar os impactos negativos trazidos por essa diferença que é refletida no Brasil até à atualidade.

Hoje, dia 20, é comemorado em todo o Brasil, o Dia da Consciência Negra, que remete ao orgulho da cor da pele negra, idealizada a partir das lutas dos movimentos sociais na década de 70 em prol da causa, e pela primeira vez, a data será comemorada como feriado em todo o território brasileiro.

De acordo com o portal Brasil Escola, o dia de hoje representa "um misto de conscientização da importância do preto na sociedade, do reconhecimento do valor, da cultura e da luta de pessoas pretas que não se calaram e levantaram a cabeça contra o racismo"

Mais importante que o feriado, é a consciência das pessoas como sujeitos de cabeças pensantes, pois, em pleno século XXI, não precisaríamos ter datas como a de hoje, se houvesse em todas as pessoas uma consciência humana racional que os permitisse pensarem de maneira igualitária a respeito da raça humana, e que os concedessem a visão de que, nós, seres humanos, somos todos iguais, mesmo com diferentes características, como, cor de pele, classes econômicas e sociais etc.

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Jaime Junio Nogueira dos Santos Há 1 mês Belo Horizonte Ótima matéria,Rond!Dizem que somos seres racionais,então, deveríamos usar essa racionalidade convertida em consciência humana,de maneira que tratemos todos de forma igual, independente de classe e cor.
Solange Há 1 mês Belo Horizonte Texto maravilhoso, conforme o texto não precisaríamos de data para consciência de uma questão histórica, mas infelizmente algumas pessoas precisam evoluir na forma de pensar, pois não é a cor da pele são usas atitudes perante as pessoas e à sociedade.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.