Sabe-se que atualmente a Floresta Amazônica tem sido gradativamente afetada devido o alto índice de desmatamentos e incêndios na região. É de fato verdade que a maior floresta tropical do mundo é o abrigo ideal para várias espécies, tanto de plantas quanto de animais, sendo uma das principais fontes de pesquisas para vários cientistas nacionais e internacionais, fazendo desse célebre território, não apenas uma bela e rica fonte de vida, mas também um dos mais vivos e conceituados geradores de pesquisa natural do mundo.
Com tudo de bom que ela pode proporcionar para a humanidade, muitos sujeitos ainda apoiam o desmatamento dessa riqueza natural brasileira. Ainda assim, locais como esse, acabam servindo para pecuária, agricultura de larga escala e agricultura de corte, porém, nada justifica desmatar um ambiente com uma vasta biodiversidade brasileira, que certamente é o bioma mais lindo de todo planeta e considerado um pulmão para o mundo.
Contudo, deve-se preservar este local para que este “pulmão” não seja completamente destruído, assim como outras importantes florestas que foram impiedosamente desmatadas. A Amazônia é uma das características mais lindas do Brasil, por isso, preserve-a para que o futuro da humanidade seja também preservado, dado que, assim como é complicado para o corpo humano sobreviver sem os dois pulmões (órgãos), da mesma maneira, complicará para o mundo sua subsistência sem a Floresta Amazônica.
Matéria escrita com auxílio de Helena Botelho Cavalcanti (SESI - Cobilândia - V. Velha/ES).