Thursday, 31 de October de 2024
27 99902-4179
Cultura Conversa

Literalmente, muita sujeira

Com Rondilei Paixão

09/10/2024 08h22
Por: Redação O Diário Fonte: diversas
Literalmente, muita sujeira

Fim do primeiro turno das eleições municipais, e como de praxe, o que mais vimos, foi muita sujeira oriunda das bocas de urnas espalhadas pelas ruas e avenida das cidades, principalmente nos locais próximos aos colégios eleitorais.

Na edição passada da nossa coluna Conversa, do seu jornal O Diário, reprisamos que “pagar e/ou fazer boca de urna é crime eleitoral previsto por lei (Art. 39, § 5º, Inc. II, da lei nº. 9.504/97). Cientes dessa tese, o que mais me impressiona, é o fato de que, uma pessoa não faz boca de urna simplesmente porque ela quer ou ama um candidato. Ou seja, alguém faz (boca de urna) porque alguém o paga para fazer, mesmo se tratando de um trabalho sujo, criminoso, segundo a lei.

Como diz o ditado, “Filho feio não tem pai”, mas não é difícil descobrir a maioria dos donos, pagantes desse trabalho contrário à lei, levando em conta a racionalidade. Ou seja, se a boca de urna foi feita para o candidato X, obviamente esse candidato X (ou alguém muito ligado a ele) é o (i)responsável pela geração desse trabalho irregular.

Só aí já comprovaria uma autenticidade negativa para candidatos que pagam pessoas para “trabalharem” fazendo bocas de urna, dado que, existe um princípio da honestidade. Nesse caso, chamando a lógica, candidatos que assim procedem, já passam a serem taxados como de má índole, visto que, está pagando pessoas para cometerem crime eleitoral.

É de fato, literalmente, muita sujeira, tanto nas ruas, como também nos bastidores.

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Edson Há 2 semanas Cariacica Além do exposto na matéria,a boca de urna deixa o eleitor em uma posição muito desagradável, pois quando a maioria dos eleitores saem de casa para votar normalmente já tem os seus candidatos definidos e é constrangedor ficar a cada metro que se ande tendo que dizer não obrigado já tenho candidato; se sentindo as vezes até mesmo coagidos pelos ditos (cabos eleitorais).
LucianaHá 3 semanas Serra ESAs votações do primeiro turno acabaram, mas ainda tem muito lixo nas ruas.
Anselmo Pereira dos Santos Há 3 semanas Serra - ESEu vejo como uma de responsabilidade do eleitor quando ele aceita esse tipo de propina . O candidato sério vai ser prejudicado pelo candidato desonesto e pelo eleitor também desonesto e o estado todo paga por isso.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.