A disputa eleitoral de Ibiraçu é sempre muito acirrada, um município pequeno, mas que tem atores relevantes no processo eleitoral de toda região. É neste cenário que o ex-prefeito Duda Zanotti (Podemos), vai retornar a cadeira de chefe do executivo de Ibiraçu.
Com 3.698 votos o que significa 48,14% dos votos válidos, o vencedor bateu sua adversária Naciene Vicente (PP) que somou 3.486 votos sendo 45,38 %. É a terceira vez que Naciene enfrenta Duda nas urnas e não consegue superar o popular ex-vereador e também ex-prefeito por dois mandatos.
Agora, Duda seguirá para o terceiro mandato a frente da prefeitura de Ibiraçu com o discurso de olhar com prioridade para assistência social e saúde do município. Além de Naciene, Duda que teve como vice em sua chapa o ex-vereador Zé Pignaton (MDB), derrotou também a atual vice-prefeita Soninha do mesmo partido de Naciene o PP e o atual prefeito Diego Krentz. Soninha foi escolhida estrategicamente pelo bom relacionamento popular o que seria o contraponto da ex-prefeita Naciene. Mais uma vez Dida consegue o feito de derrotar os adversários com "estrutra da máquina da prefeitura" na mão como em 2012 na primeira vez.
Duda contou ainda com apoios importantes como do deputado estadual Alcântaro Filho (Republicanos) que colaborou para consolidação da aliança entre o MDB e Duda, trazendo o vice, além de presença em caminhadas e reuniões durante todo o período eleitoral. Janete de Sá (PSB), também esteve ao lado de Duda, assim como o presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Santos (União Brasil).
O deputado federal Gilson Daniel presidente do Podemos no ES, declarou que a vitória de Duda é um recomeço para Ibiraçu.
Agora, Duda indicará a equipe que irá fazer parte da transição de governo e se prepara para a posse em 1º de janeiro de 2025 para ouros quatro anos à frente do município.
Vereadores eleitos Ibiraçu
Marcelinho Pimentel (Republicanos) – 515 votos
Vertinho Tonon (PRD) – 448 votos
Breno do Salão (Podemos) – 337 votos
Juliano Lombardi (PSB) – 288 votos
Zé Luiz dentista (PP) – 259 votos
Allan Fraga (PL) – 258 votos
Marcos Bertolini (PP) – 219 votos
Patrícia Moura (PDT) – 217 votos
Viviane Barbosa (PDT) – 182 votos