No estado do Espírito Santo, 2.999.642 eleitores estarão aptos a exercerem democraticamente o direito do voto nas eleições municipais do próximo domingo, 06.
A quatro dias do pleito, o ideal é que todos os eleitores já tenham escolhido seus respectivos candidatos às vereações e às prefeituras de suas cidades, porém, não é o que as estáticas dizem. Em São Paulo capital, por exemplo, segundo a Datafolha, até o dia 26 de setembro, 67% do eleitorado ainda não havia decido em quem votar.
Com base nos dados paulistanos, os eleitores de todo o Brasil terão até o próximo sábado, 05, para tomarem suas decisões através da continuidade das campanhas eleitorais e debates (rádio, TV e/ou Youtube), porém, muitos preferem “pegar vias erradas” como forma de escolha, deixando suas decisões à mercê da sorte, apostando nas bocas de urnas, o que faz do voto uma escolha impensada, e dessa forma, não usam a escolha a seu favor, e sim, a favor de quem talvez esses eleitores nem conheça, principalmente nos quesitos índole, propostas e trabalho.
Pegando esse gancho, aproveito para lembrá-los que boca de urna é crime eleitoral previsto por lei (Art. 39, § 5º, Inc. II, da lei nº. 9.504/97).
Ademais, você decide, mas não deixe para a última hora.
Boa sorte aos 156 milhões de eleitores dos 5.570 municípios brasileiros.