Se as eleições de Ibiraçu fossem hoje Duda Zanotti estaria eleito, é o que aponta os números do Instituto Inove, pesquisadores foram as ruas da cidade nos dias 27 e 28 de setembro e ouviram eleitores para saber a opinião a respeito das eleições para prefeitura da cidade.
PESQUISA ESTIMULADA
Duda lidera tanto no cenário da pesquisa estimulada que é quando os entrevistadores oferecem os nomes dos candidatos, quanto na espontânea que é quando os entrevistadores perguntam em quem o eleitor votaria sem dar opção de nomes, neste cenário o candidato do Podemos aparece a frente com 41,3%, também com mais de 10 pontos a frente da segunda colocada Naciene do PP que aparece com 29,0%, seguida por Milte com 2,9%. Neste centro o número de indecisos é de 21,6 %, brancos e nulos 5,2%.
PESQUISA ESPONTÂNEA
Ainda de acordo com a pesquisa, quando o eleitor foi perguntando quem teria chances reais de ganhar a eleição independe de quem o eleitor votaria, Duda aparece mais de 20 pontos a frente com 57,7% das respostas, Naciene 23,9%, Milte com 1,6%, não souberam ou não opinaram 16,8%.
Também foi perguntado aos eleitores qual avaliação sobre a administração do atual prefeito Diego Krentz (PP). Para apenas 4,5% dos entrevistados a situação é ótima, quando para 17,4% administração é boa, outros 10,3% consideram a administração regular, 16,8% consideram ruim e outros 47,1% acham que a a atual administração é péssima. 3,9% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
A pesquisa ouviu pessoalmente 567 pessoas em todo município de Ibiraçu, nos dias 27 e 28 de setembro, tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4% e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE/ES) com o número ES-08769/2024.