O Ministério Público Eleitoral pediu a impugnação da candidatura do ex-prefeito de João Neiva Luiz Carlos Peruchi (Federação PV e PCdoB), de acordo com o promotor do caso, Peruchi não estaria em condições de acordo com a legislação para disputa.
Ainda de acordo com o MP Eleitoral o ex-prefeito foi condenando e por isso estaria inelegível. Para a promotoria existem ainda outros fatos que impedem a candidatura de Peruchi em João Neiva, ele tem uma condenação por improbidade administrativa por contratações de shows irregulares durante sua passagem pela prefeitura.
Outro ponto questionado pelo Ministério Público é a rejeição das contas de Peruchi com irregularidades insanáveis segundo a decisão do Tribunal de Contas do ES.
No site do TRE-ES o registro da candidatura do ex-prefeito aparece com o status de “aguardando julgamento”. Apesar da defesa de Peruchi está recorrendo do caso, de acordo com advogados especialistas em eleições dificilmente a Justiça irá aprovar o registro da candidatura dele.
Fundão
Em Fundão o candidato Anderson Pedroni (PSD), apesar de estar em campanha pelas ruas, também teve sua candidatura contestada pelo Ministério Público Eleitoral. Não é a primeira vez que Pedroni tenta se lançar candidato mesmo com impedimento, da última vez em 2016 o caso resultou em uma nova eleição municipal. No site TER-ES o status da candidatura também aparece com “aguardando julgamento”.