As obras de melhorias das Estações de Tratamento de água e esgoto de Colatina já estão em ritmo acelerado. Este pacote recorde de investimentos na área do Saneamento, valor total de R$ 48 milhões, está sendo coordenado pela Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria Municipal de Empreendimentos Especiais, e executado pela Fundação Renova. O objetivo com estes investimentos é fazer com que Colatina tenha 100% do esgoto tratado.
A reforma e modernização para alta taxa de eficiência do decantador 1 na Estação de Tratamento de Água (ETA) II, no bairro Nossa Senhora Aparecida, já foi concluída, com a retirada das placas de amianto, execução de trama de madeira e instalação de colmeias de PVC. As equipes já estão fazendo este mesmo serviço no decantador 2 no bairro Nossa Senhora Aparecida e no decantador 3 da ETA I do bairro Marista.
Já as obras da segunda etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Barbados estão na fase de escavação e concretagem. E também já tiveram início os trabalhos no Sistema de Esgotamento Sanitário dos bairros Mário Giurizatto e Santa Helena.
Além destas ações nas estações de tratamento, parceria da Prefeitura, Sanear, Renova, Bandes, Governo do Estado, Caixa Econômica Federal e Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, foi inaugurado, em junho, o Centro de Distribuição de Água Tratada no bairro Morada do Sol. São seis reservatórios com capacidade total de 800 mil litros, beneficiando os bairros Columbia, São Miguel, São Marcos e Morada do Sol.
Estão previstas, ainda, obras de complementação do Sistema de Esgotamento Sanitário dos bairros Lacê e Maria das Graças.
“Em breve, teremos 100% do esgoto tratado em Colatina, beneficiando mais de 120 mil habitantes, trazendo mais qualidade de vida e saúde para a população e preservando o Rio Doce e o meio ambiente do município”, afirmou o secretário de Empreendimentos Especiais, João Virgílio.