Wednesday, 16 de April de 2025
27 99902-4179
Cultura Conversa

O brasileiro em meio a uma utopia social

Com Rondilei Paixão

24/07/2024 08h34
Por: Redação O Diário Fonte: Diversas
O brasileiro em meio a uma utopia social

De acordo com o professor Francisco Pórfiro, a expressão Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto, ética, é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral.

Vivendo em um país, onde, a Constituição Federal de 1988 aborda a ética e moral como um princípio da moralidade, um dos aspectos do comportamento humano, definindo a ética como uma ciência que tem objetos, leis e métodos próprios, quem está por fora e não conhece as coisas por aqui, às vezes até duvida quando ouve algum brasileiro reclamar que a prática dessa teoria, não funciona dentro do nosso espaço geográfico.

Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2022), a população brasileira contabilizava 203 milhões de brasileiros até o ano passado. Desses 203 milhões, 30% vivem com 10% do PIB (Produto Interno Bruto), enquanto 10% vivem com 30% do que é produzido no Brasil. 

Com base nos expostos, como considerar ética e moral em um país com tamanha desigualdade? Pura utopia! Contudo, o brasileiro é um povo forte, lutador e que, de forma não generalizada, não deixa ser levado pela negatividade que o próprio sistema nos direciona a trilhar, impondo-nos o peso de uma carga abstrata, vivendo em um país com altos históricos de corrupção, pois mesmo assim, existem brasileiros que mantêm suas dignidades e moral honradas e intactas em meio a esse caos de adversidade. Continuam homens e mulheres de bem, mesmo que o sistema impõe-lhes situações desfavoráveis (baixos salários, altas cargas tributárias, inversão de valores, altas cobranças de deveres, pouco retorno de direitos etc.).

Resistindo tudo isso, esses brasileiros se tornam verdadeiros heróis sem capas em um país que o sistema faz da ética e moral, simplesmente um vasto campo de utopia.

Texto escrito com auxílio da professora e psicanalista Maria Rita das N. Barcelos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.