Sunday, 29 de December de 2024
27 99902-4179
Cidades Trabalho

Prefeitura de João Neiva discute com ECO 101 regularização da faixa de domínio as margens da BR

A situação atenderia especialmente os moradores da Rua São Carlos (Rodoviária) e Industrial (Antiga Quejeira).

24/07/2024 08h14
Por: Redação O Diário Fonte: da redação
Secretário Allan Dantas e equipe reunirão na sede da empresa.
Secretário Allan Dantas e equipe reunirão na sede da empresa.

No último dia 16, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Obras Públicas Allan Dantas, a presidente da comissão de regularização fundiária Maria Eduarda, e o coordenador de projetos habitacionais Lucas Reali, se reuniram com os representantes e coordenadores de faixa de domínio e jurídicos da ECO 101, na sede da Concessionária na Serra.

Na oportunidade foi tratado sobre a possibilidade de regularização fundiária (escrituras), dos imóveis de João Neiva, localizando dentro da faixa de domínio da BR 101, especialmente os moradores da Rua São Carlos (Rodoviária) e Industrial (Antiga Quejeira).

De Acordo com o Secretário Allan Dantas, a reunião foi bastante produtiva, sendo possível determinar exatamente a faixa e procedimentos técnicos que irá permitir que grande parte dos imóveis já possa ser regularizada, através de projeto que será oficializado em breve pela municipalidade dentro do programa “Regulariza João Neiva”.

Visando encontrar soluções de regularização dos imóveis em situação mais critica, foi questionado a ECO 101 diversas situações tais como: a situação da faixa de 40 m, enquanto municípios vizinhos como Linhares 20 m e Ibiraçu 18 m; a utilização de pista antiga e não a nova como parâmetro para demarcação da faixa; a ausência de averbação em cartório da faixa nas escrituras antigas dos terrenos;  a existência da Medida Provisória n°2.220/2001, que garante aos moradores ocupantes de áreas públicas, a concessão especial para fins de moradia; dentre outros meios, sendo aberta a discursão para novas reuniões e ações legais.

“Sabemos dos transtornos e insegurança gerados para essas famílias JoãoNeivenses com notificações e ameaças, e seguiremos lutando e buscando alternativas, para garantir a essas pessoas de bem,  que adquiriram seus imóveis  de boa fé e detém a posse consolidada no tempo, possam ter garantido o direito constitucional fundamental a dignidade da pessoa humana, que é a moraria digna e regularizada.“, conclui Allan.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Balbina Silva SelegrineHá 5 meses João NeivaTodos nós que moramos nessa área nos sentimos inseguro , quando ao futuro desenrolar desse processo, esperando um dia próximo ser resolvido essa situação para o bem de nós moradores.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.