O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) de Colatina, está em novo endereço. Saiu da antiga sede que funcionava no centro da cidade para o prédio onde funciona a nova sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Com quase o dobro de espaço, o novo local traz mais conforto e maior capacidade de atendimento, com 18 setores totalmente climatizados.
O espaço conta com salas de coordenação e recepção, incluindo salas de Abordagem Social, Assistência Social e Psicologia, guarda-volume, multiuso (refeitório), lavanderia e local para descanso masculino e feminino. Conta ainda com os espaços de apoio, cozinha, banheiros e almoxarifados, além de uma ampla área externa.
Atendimentos
O Centro Pop atende gratuitamente a população em situação de rua, sendo aberto a jovens, adultos, idosos e famílias. Crianças e adolescentes podem ser atendidos se estiverem acompanhados de algum familiar ou responsável legal. O atendimento é feito de acordo com o Plano de Atendimento Familiar e Individual, é de graça e não precisa ter documento para ser atendido.
A equipe do Centro Pop é multidisciplinar e conta atualmente com 14 pessoas, entre profissionais de assistência social, educação social, psicologia, segurança, entre outros.
Direitos
A coordenadora Simony Fernanda Lopes Costa informou que o Centro Pop, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, atende diariamente uma média de 25 pessoas. Entre os diversos serviços, oferece alimentação e espaço para descanso durante o dia e realiza, também, encaminhamentos para atendimento de saúde, emissão de documentos, reinserção familiar e acesso ao Programa Bolsa Família. Outra frente de atuação é junto aos egressos do sistema prisional.
“Funciona nos cinco dias da semana. Atualmente estamos atendendo 10 pessoas, mas temos capacidade de utilização para atender 15 pessoas, conforme os espaços dos dormitórios. Tudo muito melhor, com muito mais conforto, mas lembrando que eles só podem passar o dia. Caso o assistido queira passar a noite, ele é encaminhado para a assistência social, que o encaminha para o Pop Rua”, disse.
O Centro Pop funciona na Rua Pedro Epichin, no prédio da Semas, Centro, das 7 às 17 horas.