De acordo com a Organização Mundial de Saúde - OMS, o termo “saúde” não é sinônimo de falta de doenças. O conceito vai muito além disso. Em ampla significação, a instituição define saúde, como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”.
Com base nesse conceito, é possível afirmar que o sujeito que cuida de seu corpo e sua mente, teoricamente, tem uma vida mais feliz e saudável. Não que isso seja uma regra lógica, partindo do pressuposto que, existem várias pessoas que já nascem com problemas de saúde e outros adquirem em algum estágio da vida, mesmo cuidando-se adequadamente.
Cuidar fisicamente do corpo não se restringe a um ato de vaidade, pois, a prática de exercícios físicos regulares auxilia à saúde corporal e mental do sujeito, sendo inclusive indicado por algumas especialidades médicas como auxiliadores de tratamento de determinadas enfermidades.
Segundo o médico italiano, Dr. Bernardino Ramazzini, “prevenir é melhor do que remediar”. Posto isto, fica evidente que o melhor cuidado está na prevenção, e, se cuidados com o corpo e a mente é uma prevenção, então vamos cuidar da nossa parte física e mental para vivermos de forma mais feliz e saudável.
Como diz o personagem Paulo Cintura (Paulo César Rocha), da Escolinha do Professor Raimundo: “Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”.