A BR–101 Norte tem sido alvo de grandes debates no meio público, os graves acidentes recentes que tiraram a vida de pessoas reacenderam o debate com força total no plenário do legislativo capixaba.
O deputado Alcântaro Filho (Republicanos), que é o relator da Comissão Especial de Fiscalização da BR-101 reclamou da ausência de posicionamento da empresa que tem faturado milhões segundo ele, mas que não tem cumprido o seu contrato com a prestação de serviços à altura do comprometido.
Para Alcântaro a empresa estaria se fazendo de “desentendida” sob alegação de um processo que tramita em segredo de justiça para não dar as respostas necessárias a população capixaba.
Trata-se de um bem público e a população tem o direito de saber o que está sendo feito, negociações às escuras não é justo com a população que paga caro pelos serviços da Eco 101 que simplesmente não duplicou mais de 7 km no trecho norte da Rodovia.
“A Eco 101 está fazendo vergonha ao povo capixaba, porque mesmo tendo a licença ambiental para fazer a duplicação não vem a público tratar do tema com a sociedade”. Isso tem que mudar.
O deputado apresentou requerimento para uma sessão extraordinária da comissão onde quer ouvir não só a Eco 101 responsável pelo contrato da BR 101, mas também o Ministério Público Federal e o vice-Governador Ricardo Ferraço (MDB) que é quem tem conduzido as negociações sobre uma possível quebra de contrato por parte da empresa. Serão convidados também representantes do Tribunal de Contas da União e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).