O Procon Municipal de Colatina promoveu neste mês de maio um treinamento com os participantes inscritos no projeto Fornecedor Certificado, que vai validar com um Selo os lojistas que mantiverem boas práticas e cumprirem as determinações previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Realizado no auditório do SEBRAE no dia 14 de maio, o evento foi conduzido pelo Procon e contou com a participação do presidente da CDL, Alessandro Labanca, e sua equipe, além da representante do SEBRAE, Carla Bortolozzo.
Por meio de palestras e atividades dinâmicas, ministradas pelas servidoras Viviane Lopes e Pietra Guimarães, foram abordados temas como: Precificação de Produtos, Sistema Proconsumidor, Política de Troca, Forma de pagamento, Garantia e Assistência e Práticas Abusivas.
O objetivo do treinamento, de acordo com a coordenadora do Procon Viviane Lopes, foi orientar as empresas quanto ao direito do consumidor e pontos que são necessários ter mais atenção no cotidiano de atendimento ao consumidor. “É extremamente relevante e eficaz, visto que este projeto traz por finalidade uma atuação preventiva, ou seja, ao trabalhar com informações de cunho consumerista diretamente como o fornecedor é possível evitar a lesão, fortalecer a confiança do consumidor no comércio local e também evitar custos para a empresa”, afirmou.
A próxima etapa do projeto será a avaliação, que deverá ocorrer na última semana de maio. Em seguida, os fornecedores que cumprirem todas as etapas com excelência vão receber o Certificado do Procon, que terá validade de um ano.