A popularidade do presidente Lula (PT) em queda constante produz uma série de nomes à direita para brigar no páreo. É o caso do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que está no topo do ranking de popularidade entre os governadores que almejam disputar a corrida presidencial em 2026, segundo dados da pesquisa Genial/Quaest, publicada nesta quinta-feira (11).
Caiado tem 86% de aprovação neste seu segundo mandato, número que lhe confere a maior taxa registrada nos estados pesquisados, como São Paulo, Paraná e Minas Gerais. A pesquisa aponta que apenas 12% dos entrevistados reprovaram seu governo, e 2% não souberam responder.
No Paraná, Ratinho Júnior (PSD) também figura bem entre os chefes do Executivo nos estados que gozam de boa reputação entre os eleitores. Ele bateu a marca de 79% de aprovação, enquanto Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, obtiveram 62% de aprovação nos seus estados.
A pesquisa consolida que os quatro governadores citados, se candidatos ao Palácio do Planalto, em 2026, tem cenário mais favorável do que Lula. A aprovação do petista oscila entre 44% (Paraná) a 52% (Minas Gerais).
Foram entrevistados 5.410 eleitores e a margem de erro sofre variação de acordo com a região. Em São Paulo, é de 2,4 pontos porcentuais. Em Minas, 2,5 pontos porcentuais, e no Paraná e em Goiás fica em 2,9 pontos.