Um aplicativo para aproximar ainda mais os cidadãos da Assembleia Legislativa (Ales). O Parlamento estadual lançou, nesta terça-feira (9), a ferramenta InterAles, que pode ser baixada no celular (Android ou IOS) por qualquer pessoa que se interesse pelos trabalhos legislativos. No aplicativo, o cidadão tem acesso a informações sobre os deputados e o trabalho das comissões temáticas, pode acompanhar a tramitação de proposições, opinar sobre os projetos, ler as notícias da Casa, assistir à TV Ales, entre outras funcionalidades.
O InterAles foi lançado em um café da manhã para os deputados estaduais. “É um aplicativo novo, moderno, muito mais fácil, muito mais prático (...). O cidadão vai poder acompanhar um projeto de interesse dele. Cada movimentação do projeto, ele vai receber por e-mail”, anunciou o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Santos (Podemos).
O aplicativo foi elaborado por servidores da Casa. “É um importante canal de comunicação com o público externo. No aplicativo, o cidadão tem tudo na palma da mão. É intuitivo, muito fácil e rápido”, destacou o secretário de Comunicação da Ales, Guto Netto.
Já o diretor de Tecnologia da Informação, Grimaldo Pereira da Cruz Junior, disse que essa é uma primeira versão do aplicativo, que poderá ser aprimorada com sugestões. Os deputados já aproveitaram o encontro para propor novas funcionalidades, como a possibilidade de agendamento de serviços e de envio de denúncias diretamente para as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).
Sessões híbridas
Durante a reunião, também foi lançado outro aplicativo, destinado aos parlamentares. A ferramenta será utilizada para a participação dos deputados nas sessões ordinárias que acontecem de forma híbrida. Por esse app, os legisladores estaduais poderão registrar suas presenças, interagir por vídeo e áudio, além de votarem de forma fácil e rápida.
O novo aplicativo foi apresentado pelo servidor Luciano Rocha Barbosa. Ele informou que foi demandado pelo presidente Marcelo Santos para que fosse desenvolvida uma solução mais ágil e que não precisasse de “muita banda larga”, já que o Estado do Espírito Santo teria problemas constantes com o serviço de internet. De acordo com o servidor, o aplicativo é “muito intuitivo” e permite uma “contagem rápida e precisa dos votos”.