No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água. Momento em que o planeta coloca em pauta as questões essenciais que envolvem os recursos hídricos.
Em Colatina, um trabalho especial das equipes do Sanear mostrou que a população ainda precisa ter a conscientização sobre o descarte correto do lixo em nossa cidade.
Com a participação de 32 servidores, durante toda a manhã desta sexta-feira, foi feito um mutirão de limpeza às margens do Rio Doce. E ao final dos trabalhos, as equipes do Sanear recolheram 2 toneladas de lixo do trecho entre a Ponte de Ferro e a avenida Beira Rio.
Restos de material de construção, papel, papelão, sacos plásticos, gimbas de cigarro, restos de alimentos, embalagens, isopor e outros materiais foram recolhidos em apenas três horas de trabalho.
“A população deve cobrar das autoridades as ações para que possamos tornar nossa cidade mais sustentável, mas a participação e a conscientização dos moradores é fundamental para o sucesso das ações. Infelizmente muitas pessoas jogam lixo no Rio Doce, poluindo nosso principal recurso hídrico e ocasionando entupimento das redes de drenagem”, afirmou o prefeito Guerino Balestrassi.
E pensando em estimular esta conscientização na população, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma) vai dar continuidade a uma série de palestras que vem realizando sobre o assunto nas escolas das redes municipal e estadual.
Nesta sexta-feira, a palestra aconteceu na Escola Municipal Adwalter Ribeiro Soares, no bairro Santa Terezinha. Nos dias 11 e 12, as palestras aconteceram na Escola Estadual Rubens Rangel na disciplina Eletiva “O Planeta no Limite”, para toda a Eletiva da escola em todos os turnos.
A Seduma esclarece que praticar o consumo consciente da água não significa deixar de utilizar o recurso, mas sim repensar as suas formas de uso. Evitar desperdícios, reduzir o consumo sempre que possível e reaproveitar a água de algumas atividades, são atitudes que fazem a diferença significativa no consumo consciente.