Em entrevista ao SBT nesta segunda-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou a baixa popularidade de seu governo e reconheceu que está “muito aquém” do que foi prometido aos eleitores.
Na semana passada, pesquisas divulgadas mostraram que a avaliação negativa do governo petista aumentou, enquanto que as positivas reduziram até mesmo em regiões como o Nordeste, onde Lula tem grande aprovação.
– Eu tenho certeza absoluta que não tem nenhuma razão do povo brasileiro para me dar 100% de popularidade, porque ainda nós estamos muito aquém daquilo que prometemos. Eu sei o que prometi para o povo, eu sei os compromissos que fiz com o povo – reconheceu.
Lula fez alusão a uma plantação e declarou esperar que os frutos comecem a ser colhidos este ano.
– Até agora, preparamos a terra, aramos, adubamos e colocamos a semente. Cobrimos a semente. Este é o ano em que vamos começar a colher o que plantamos.
A avaliação positiva do governo teve o menor resultado desde o início do governo, de acordo com levantamento realizado pelo Ipec (antigo Ibope). Com uma queda de cinco pontos porcentuais desde o último levantamento, em dezembro, a avaliação positiva do governo ficou em 33% (eram 38%). A pesquisa foi divulgada pela GloboNews na última sexta-feira (8).
Já a pesquisa da Genial/Quaest divulgada no final de fevereiro mostra que 38% dos entrevistados consideram o governo do presidente Lula como positivo, uma queda de quatro pontos percentuais ante os 42% registrados em agosto. Os que consideram negativo subiram de 24% para 29%. Já os que acham que o governo é regular mantiveram a mesma taxa do último levantamento, 29%. Não sabem ou não responderam foram 4% dos entrevistados.