A lista de congressistas que solicitam o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem mais de 90 nomes. Dentre eles, ao menos 20 deputados federais de partidos que compõem a base de apoio do governo, os quais possuem ao menos um ministério.
A lista que não para de crescer tem, em sua maioria, parlamentares do PL, mas nomes de siglas como União Brasil, Progressistas (PP), Republicanos e PSD também aparecem pedindo o impeachment de Lula pelo crime de responsabilidade.
O pedido é baseado no Artigo 5º da Lei 1.079/50 que diz ser razão para perda de mandato “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.
O deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP) está na lista dos que assinaram ao pedido. Segundo ele, a fala de Lula “não é apenas uma gafe”, mas “uma afronta as vítimas desse terrível crime [holocausto] contra os judeus”.
– Essa atitude precisa de uma resposta imediata das instituições brasileiras. Retirar esse inepto da presidência é mais do que necessário, é questão de sobrevivência da diplomacia brasileira – escreveu Kataguiri no X, antigo Twitter.
Além dele, outros nomes do União Brasil também deixaram suas assinaturas: Alfredo Gaspar (AL), Coronel Assis (MT), Coronel Ulysses (AC), Cristiane Lopes (RO), Dayany Bittencourt (CE), Nicoletti (RR), Rodrigo Valadares (SE), Rosângela Moro (SP) e outros.
O PP tem pelo menos seis assinaturas até a noite desta segunda (19). Ainda, dois deputados do Republicanos e dois do PSD também aparecem na lista.