Após uma reportagem publicada em agosto de 2022, o ex-secretário de Aracruz Gilton Luiz Ferreira acionou a justiça em busca de uma indenização, alegando não ser verdade os fatos relatados. A matéria na época informava a contratação da Fundação Espírito Santense de Tecnologia (FEST), que teria ligação com Gilton para para elaboração de um Plano Municipal de Saneamento Básico. Na ocasião, a contratação foi feita sem licitação e os valores passaram de 1 milhão de reais em um ano eleitoral inclusive.
Gilton que foi secretário na gestão do então genro do prefeito Marcelo Coelho, alegou na justiça não ter participação nem ligação com a empresa, mas durante o processo ficou comprovado que o mesmo já havia representado a empresa em outras situações, inclusive com documentos assinados em contratação.
Na decisão, a justiça descreveu:
"A liberdade de imprensa é direito fundamental consagrado pela Constituição da República, e decorre do direito de informação (art. 220, § 1º, da CRFB)."
Já em outro ponto...
"Não só isso, a requerida comprovou que o requerente, de fato, já representou a FEST em pregões realizados anteriormente."
Hudinho Martins editor chefe de O Diário disse nunca ter tido nenhuma preocupação com o processo e já aguardava a decisão, uma vez que a matéria questionada assim como qualquer outra, é sempre respaldada por provas documentais e testemunhais antes de ser publicada.
__ Nós trabalhamos de forma responsável, isso é a vida de pessoas, não vamos relatar um fato antes de checar com as fontes e nos embasarmos juridicamente, apesar das pessoas acharem que funciona igual rede social na base de boatos, NÃO! aqui em O Diário temos responsabilidade com a informação.