A Prefeitura de Colatina continua participando ativamente das audiências de gestão do caso perante a Corte Inglesa, na ação contra a BHP UK e Vale pelos danos ambientais do rompimento da barragem em Mariana (MG), em 2015.
Nesta quarta e quinta, o procurador geral do município, Alexandre Pinheiro, e o procurador geral adjunto, Guilherme de Castro, representaram o prefeito Guerino Balestrassi e defenderam os interesses de Colatina no julgamento em Londres, junto com o escritório inglês da Pogust Goodhead.
A Justiça inglesa ajustou detalhes sobre prazos de análises de provas e documentos, concedendo o acréscimo de três semanas. A justificativa é pela necessidade de se ouvir mais testemunhas do caso.
Este dois dias na Inglaterra também serviram para a elaboração de um documento com os detalhes administrativos que foram decididos, adicionados e alterados.
Embora o julgamento dessa ação na Inglaterra já esteja marcado para outubro de 2024, o escritório inglês Pogust Goodhead, que representa os mais de 700 mil atingidos, tem grande expectativa de que seja construído um acordo global antes mesmo dessa data.
O objetivo dessa mobilização é reforçar a importância dessa ação para todo o mundo, já que se tornou o maior caso de dano ambiental do planeta a ser julgado pela justiça, valor de indenização estimado em R$ 230 bilhões.