Ao fazer chamada para os cuidados pós-parto em publicação oficial nas redes sociais, no domingo, dia 14, o Ministério da Saúde, sob comando da ministra Nísia Trindade, utilizou o termo “o corpo de quem pariu”, em substituição à palavra “mãe” - ou mulher, que seria minimamente mais original, elegante e respeitoso. Com a repercussão negativa, a publicação foi apagada posteriormente.
Em sua publicação, a pasta convidava as mães para a prática de consultas puerperal – consulta de cuidados obstétricos, pós-parto, que dizia: “Nesta fase, o corpo que pariu está em processo de recuperação passando por uma série de modificações [...]”.
Não há de se estranhar o fato de que o termo trouxe discordância de todos os lados (politicamente, oposição e situação), pois, de fato, o termo inusual não caiu formalmente bem para a seriedade do assunto e de quem passava a mensagem - o Ministério da Saúde.
Gerar uma criança é ato um bonito e louvável, e penso que uma mulher, no papel de mãe, jamais trocaria a nomenclatura “mãe” por “pessoa que pariu”. É como bem disse o professor Francisco Razzo em sua rede social: “A ‘pessoa que gesta’ se chama mãe. Não há ideologia no mundo que possa mudar o valor de verdade e o significado dessa belíssima palavra da língua portuguesa”.
7 comentários
Maria Eduarda Há 8 meses Chapecó, SC Sim, agora no dia das mães a gente vai dizer FELIZ DIA DO CORPO QUE PARIU, sério as pessoas que decidiram isso tinha o que na cabeça, É DIA DAS MÃES E PRONTO
João Batista de Souza Há 11 meses Vitória, ESNem sei o que dizer. Estou bloqueado no Instagram após falar que o presidente Lula deu de presente aos seus ministros, 42 de aumento em suas diárias, e para o Povo humilde, trabalhador, deu 6,97 no salário mínimo. “O amor venceu” para os ricos, para os pobres, a miséria. Desperta Brasil!!!
MateusHá 11 meses Serra/ E.SA militância não pode ver uma vergonha, que já quer passar. Tão querendo enfiar guela abaixo o que a própria biologia nega. Digo e repito: só pode que esse povo comeu c0cô.
JacquelineHá 11 meses Guarabira paraiba Nesse período toda mãe merecem o maior cuidado, suporte. A palavra mais linda se chama mãe
HeluHá 11 meses Belo Horizonte Só pra reforçar, não somos um corpo que pariu,somos mulheres,esposas com sentimentos e dores no pós parto que merecem respeito,não somos uma máquina de fazer bebês,merecemos um tratamento digno e respeitoso pois só mulheres podem dar a luz a uma criança e vê a maravilha que Deus faz através da gestação.Por isso não abrimos mão de ser chamadas de MÃE.
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.