Monday, 13 de January de 2025
27 99902-4179
Geral Dia Mundial do Rádio

Você sabia que hoje é o “Dia Mundial do Rádio”?

O mais democrático dos veículos de comunicação e também o mais acessível para todos os cantos do planeta.

13/02/2020 11h58
Por: Redação O Diário Fonte: Redação
Estúdio de rádio
Estúdio de rádio

Não importa se rico ou pobre, cidade baixa ou morro, todo mundo já ouviu ou já acompanhou uma rádio.

São inúmeras as histórias de ouvintes ao longo do tempo, sim é verdade que a internet surgiu com grande força e tem “roubado” parte da audiência deste veículo tradicional. Mas isso não tirou a capacidade de se reinventar e se adaptar aos novos tempos como já ocorreu quando a televisão apareceu no mercado.

Lendários nomes se tornaram ícones deste mercado, no estado Jairo Maia talvez seja o principal, mas não dá para deixar de fora grandes como Nilton Gomes, Edson Araújo, Jorge Grupo, Paulo Duarte, enfim... tantos outros. Mas há também uma geração mais recente que tem cadeira cativa na cabeça de muita gente, Rubinho Trindade, Kazinho, Antário Filho, Alcimar Lopes, dentre tantos.

Em Aracruz especificamente três rádios hoje preenchem o dial do FM, são elas Rádio Mais 98,5 (Gospel) Rádio Sim FM 107,3 (secular) e Nova Onda FM 101,9 (secular). São estas três emissoras que ao longo do tempo levam música, amizade e companheirismo aos mais de 100 mil habitantes da cidade, sem falar nas cidades vizinhas como Ibiraçu e João Neiva que de alguma forma, pertencem ao mesmo polo basicamente. Daí nomes como Anaelson Cordeiro, Maxuel Araújo, Wilsinho Braga, Gean Feitosa, Ronaldo Moura, Rogério Vieira, Luciana Alves, Marcão, Natália Fornanciari e tantos outros, levaram ou ainda levam as mais diversas emoções diariamente aos milhares de ouvintes.

A credibilidade ainda é um diferencial do rádio frente à internet, que é conhecida por propagar muitas Fake News.

Seja como for, prestamos nossa homegem a todos que fizeram ou ainda fazem acontecer o rádio no Brasil e em nosso estado.

Sabia?

O Dia Mundial do Rádio, que foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, é celebrado anualmente no dia 13 de fevereiro. Esse Dia Mundial marca uma ocasião em que as pessoas de todo o mundo homenageiam o rádio e suas diversas formas de delinear nossas vidas.

O rádio reúne pessoas e comunidades de todas as origens para fomentar o diálogo positivo a fim de promover mudanças. Mais especificamente, o rádio é o meio perfeito para combater a violência e a disseminação de conflitos, em especial em regiões potencialmente mais expostas a tais realidades. Com base nisso, o Dia Mundial do Rádio de 2019 celebra o tema “Diálogo, tolerância e paz” e o poder do rádio para promover a compreensão entre as pessoas e o fortalecimento das comunidades.

Segundo o Relatório Mundial “Repensar as políticas sociais” de 2018, assistir à televisão e ouvir rádio continuam a ser atividades culturais amplamente difundidas, tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento.

Os programas de rádio que fornecem uma plataforma para o diálogo e para o debate democrático sobre as questões relevantes podem ajudar a aumentar a conscientização entre seus ouvintes e inspirar o entendimento acerca de novas perspectivas para pavimentar o caminho para ações positivas.

O rádio é uma das indústrias com alto potencial para avançar na diversidade da mídia e ampliar as escolhas culturais das pessoas, seja por destacar o conteúdo local ou por fornecer um fórum para vozes que não são ouvidas ou para expressões culturais que foram esquecidas.

Garantir a diversidade midiática é essencial para promover a diversidade das expressões culturais. A mídia é composta por facilitadores, produtores, representantes, distribuidores, disseminadores e mediadores de uma variedade vibrante de conteúdos culturais e artísticos, independentemente dos meios e das tecnologias que eles utilizam. As mídias públicas também compõem uma das 11 áreas que monitoram a implementação e o impacto da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, de 2005.

Os programas de rádio também podem criar tolerância e superar as diferenças que separam os grupos, unindo-os em torno de objetivos e causas em comum, como garantir a educação infantil ou abordar questões locais de saúde. A UNESCO apoia e implementa uma série de programas e outras iniciativas para incentivar um mundo mais pacífico.

A UNESCO convida todas as estações de rádio e organizações de apoio a se unirem para celebrar o Dia Mundial do Rádio de 2019, uma oportunidade para fortalecer a diversidade, a paz e o desenvolvimento por meio da radiodifusão.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.