Colatina foi palco, na última terça-feira (16), do Encontro Regional das equipes do Banco do Nordeste (BNB) no Espírito Santo. A instituição atua na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que inclui 31 municípios capixabas. As agências do banco estão localizadas em Colatina, Linhares, Nova Venécia, Pinheiros e São Mateus. Empreendimentos localizados nesses municípios contam com incentivos fiscais pela Sudene e conseguem operações de crédito pelo Banco do Nordeste com taxas de juros menores.
O prefeito Guerino Balestrassi prestigiou a reunião e elogiou a atuação do BNB no fomento do empreendedorismo local. O superintendente estadual da instituição, Lourenzo de Oliveira, também esteve presente no evento.
"Colatina tem o empreendedorismo no seu DNA. Nossa economia é baseada nas empresas familiares e nos negócios locais. A escolha de Colatina como sede da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste mostra como a nossa cidade é importante na visão da instituição e de como a nossa gestão na Prefeitura recolocou a cidade na rota do desenvolvimento", afirmou o prefeito.
O BNB é a maior instituição financeira de desenvolvimento regional da América Latina. Com 292 agências, está presente em mais de 2 mil municípios de sua área de atuação e tem como principal fonte de recursos o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). As políticas de aplicação do FNE são definidas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e pela Sudene.