O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas em grande parte do Brasil nos próximos dias. De acordo com o órgão, as precipitações podem atingir quase todo o país, com acumulados diários podendo chegar a até 50 milímetros, acompanhados por ventos de até 60 quilômetros por hora.
A mudança climática é causada pela formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que está provocando tempestades em diversas regiões. Estados como Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, além do sul e oeste da Bahia, norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, são os mais propensos a serem atingidos por tempestades mais intensas, a partir da quarta-feira (24).
Há também a possibilidade de que a instabilidade avance para o centro sul do país. Os ventos gerados pela ZCAS estão contribuindo para espalhar umidade desde o leste de Santa Catarina até parte do Rio de Janeiro, conforme informações do Climatempo.
A Bahia requer atenção especial, principalmente no litoral sul, onde, entre esta segunda (22) e sexta (26), os acumulados de chuva podem atingir expressivos 150 milímetros. Essa condição aumenta a preocupação com possíveis impactos na população que vive em áreas propensas a alagamentos e deslizamentos de terras.