Friday, 03 de January de 2025
27 99902-4179
Brasil Saúde

Queiroga critica entrega de poucas vacinas contra dengue

Para o ex-ministro, a quantidade é insuficiente para reduzir o número de casos

23/01/2024 08h30
Por: Redação O Diário Fonte: P.News
Ex-ministro da saúde Marcelo Queiroga é médico.
Ex-ministro da saúde Marcelo Queiroga é médico.

O ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga lamentou em suas redes sociais o número de vacinas que serão entregues pelo governo Lula (PT) para a imunização contra a dengue. A primeira remessa da vacina Qdenga chegou neste sábado (20) com 750 mil doses que serão aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público-alvo da campanha de vacinação de 2024.

Queiroga entende que, diante do grande número de casos de dengue no Brasil, a quantidade de vacinas disponibilizadas pelo governo é muito baixa.

– Enfim, chegaram as primeiras 750 mil doses de vacina contra a dengue. Dizem que serão vacinadas 3,2 milhões em 2024. Realmente, esse quantitativo de doses vai resolver a maior epidemia de dengue da década – ironizou.

De acordo com o Ministério da Saúde, para este ano foram encomendadas 5,2 milhões de doses que serão entregues ao longo do ano pela farmacêutica Takeda, sem cobranças. A vacinação completa exige a aplicação de duas doses.

Nas duas primeiras semanas de janeiro, foram registrados 55,8 mil casos prováveis da doença. O número é o dobro do registrado no mesmo período do ano passado. Até o momento, há seis casos confirmados por complicações da doença.

Diante desses dados, Queiroga entende que a quantidade de vacinas é insuficiente para acabar com o problema.

– Depois de quase um ano após o registro da TAK-003 na Anvisa, o Ministério da Saúde ainda se jacta de ser o Brasil o primeiro país a ofertar vacinas no sistema público de saúde. Ora, esse número de doses, mesmo para o público-alvo escolhido (6 a 16 anos) equivale a não vacinar – comentou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.