“Pão e Circo” talvez nunca fez tanto sentido a filosofia propagada nos tempos da Roma antiga.
A política do pão e circo é uma expressão muito conhecida e remete ao império da Roma Antiga. Na época, o imperador utilizava distrações como comida e entretenimento para apaziguar a população.
A situação no município de Aracruz não está muito distante disso, o prefeito Dr. Coutinho (PP), tem se destacado por realizar diversas festas na cidade, muita barulho e propagandas de uma cidade perfeita que parece mesmo só existir no imaginário de quem quer acreditar.
O transporte público continua gerando reclamações por toda parte, basta acompanhar qualquer grupo de rede social que lá aparece a demanda, principalmente dos destinos partindo dos distritos onde a população mais depende do transporte público. Atrasos, ou falta de horários, além da falta de qualidade no transporte lideram as reclamações. Moradores de Vila do Riacho, Santa Cruz e outras localidades dizem não entender a razão para tanto desrespeito.
Já na saúde o problema não é diferente, poucos médicos nas Unidades de Saúde e atendimento demorado no Pronto Socorro do Vila Rica. Uma moradora de Guaraná postou um vídeo na redes sociais reclamando da falta de médicos.
“Trouxe minha filha passando mal aqui na Unidade de Saúde de Guaraná, chegando aqui só tem uma médica para atender o posto todo, não tem enfermeira, não tem ninguém... eu estou indignada com isso! A médica já não está aguentando mais, minha filha está lá dentro e vão ter que levar ela(a filha) para Aracruz, porque só tem uma médica...” desabafou a mulher em tom de cobrança.
Buscamos a prefeitura para falar sobre a situação da moradora que nos respondeu:
“A Secretaria de Saúde informa que a Unidade de Saúde de Guaraná está com a equipe completa para atendimento à população. A paciente em questão foi atendida no dia anterior a gravação do vídeo, quando foi consultada e prescrita medicação. No dia seguinte a paciente retornou a UBS, após as 15h30, quando já tinham pacientes aguardando. A coordenação solicitou uma ambulância a Central e logo após a paciente foi encaminhada ao Pronto Atendimento (PA) Vila Rica onde recebeu o atendimento médico.”
Enquanto isso, nas redes sociais da prefeitura de Aracruz muita propaganda e até um anúncio da próxima festa de “Exposição de Aracruz” já era feito ainda no final do ano passado dando a entender que as festas são mesmo uma prioridade.