Sunday, 29 de December de 2024
27 99902-4179
Cultura Conversa

Todos

Com Rondilei Paixão

27/07/2023 10h49
Por: Redação O Diário
Todos

A língua portuguesa é considerada uma das línguas mais difíceis de se aprender, falar e escrever no mundo, devido a grande variedade de regras gramaticais a serem aplicadas, dentro do que conhecemos como “norma culta” ou “padrão”.

Recapitulando a 4ª, 5ª série da minha época na escola, a palavra “Todos”, gramaticalmente, é um pronome de classificação indefinida - ou seja, um Pronome Indefinido, porque ele não define quem vai abarcar no contexto da frase, isto é, se homens ou mulheres, negros ou brancos, héteros ou homos, ricos ou pobres, crentes ou ateus, mas, literalmente todos do/no contexto da fala.

Tendo ciência disto, dentro da linguagem conhecida por “linguagem neutra”, foram criados alguns termos informais para atender o público LGBT, como por exemplo, o termo “todes”.

Penso ser desnecessário, pelo fato dos pronomes indefinidos (todos, todas, ninguém, alguém, etc.) já fazerem inclusões do individual para o coletivo, ou seja, de fato, todos, sem extinguir e excluir, principalmente por seu gênero, cor, crença e/ou sexualidade.

Sei que é um termo informal, mas no meu modo de pensar, ao invés de incluir, o termo faz ação contrária ao especificar determinado grupo que já está incluso numa fala. Seria a mesma coisa que alguém dissesse: - “Bom dia aos ricos e aos pobres”, ou, “aos brancos e aos negros”, ou “aos homens e mulheres”, sendo que, dizendo “Bom dia a todos”, já inclui todos os presentes nos contextos do público que se quer abranger.

É questão de lógica, porque a língua portuguesa, de fato é difícil, mas também é perfeita quando utilizada com gramaticidade.

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
DAVI DOS SANTOS DA SILVAHá 1 ano Serra ES Ótimo texto, tentar colocar isso na língua portuguesa, seria mais que um assassinato a língua portuguesa,vamos primeiro interpretar a língua portuguesa , depois quem sabe uns 500 anos tentamos colocar essa tal língua de todes...kkkk abracees
JacquelineHá 1 ano Guarabira paraiba Realmente o nosso país como sempre sendo o Brasil muitas coisas que falamos já se adaptam as pessoas, sendo do jeito que elas são.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.