Friday, 03 de January de 2025
27 99902-4179
Cidades Educação

Escolas públicas de Aracruz recebem projeto para inovar na Educação

A iniciativa prevê a capacitação de professores do Ensino Fundamental para utilização de diferentes metodologias pedagógicas em sala de aula, com suporte de material divertido e acervo de livros

07/07/2023 10h31
Por: Redação O Diário Fonte: da redação
Participam do Baú das Artes em Aracruz as escolas municipais Itaparica, Prof. Barula Neves dos Santos, Coqueiral, Ermelinda Giacomim Farina e Novo Irajá.
Participam do Baú das Artes em Aracruz as escolas municipais Itaparica, Prof. Barula Neves dos Santos, Coqueiral, Ermelinda Giacomim Farina e Novo Irajá.

Cinco escolas da rede pública de ensino de Aracruz já começaram a receber as primeiras atividades do projeto Baú das Artes. A iniciativa é realizada pela Evoluir - empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral - patrocinada pela Evonik e viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

A ação prevê a capacitação de 30 professores para replicar em sala de aula, de maneira divertida e criativa, um conteúdo preparado sob medida para desenvolver habilidades essenciais para a formação integral dos futuros cidadãos. Tudo com o suporte de um colorido móvel, repleto de adereços e acessórios, além de um acervo de 250 livros. Serão beneficiados 681 alunos diretamente e 725 indiretamente nesta edição. 

Em todos os seus projetos, a Evoluir atua para promover o desenvolvimento de cinco competências essenciais para o desenvolvimento integral de crianças e jovens: Mergulhar em si, Voz ativa, Fluir em equipe, Entender o mundo e Agir consciente”, ressalta Cláudia Diogo Pereira, coordenadora do Baú das Artes na Evoluir. “Na prática, essas são as diretrizes que seguimos para a elaboração de todos os conteúdos. Assim, conseguimos trabalhar habilidades como autoconhecimento, equilíbrio emocional, comunicação, relacionamento, compreensão do mundo, pensamento crítico e engajamento comunitário para o bem comum. Tudo alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, diz.

Claudia explica que, no Baú das Artes, esses conceitos são abordados de maneira lúdica, onde o aluno aprende brincando temas relevantes, divididos em seis macro áreas temáticas. “As atividades envolvem Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia, Economia, Meio Ambiente, Multiculturalismo e Saúde”, relata. “Dentro desse contexto, cada tarefa proposta pelo professor é uma oportunidade de exercitar a imaginação, a criatividade, a capacidade crítica e o raciocínio lógico, considerando ainda aspectos físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e socioambiental. Ao investir na educação integral de crianças e jovens, o objetivo é ter adultos mais preparados para impactar positivamente a sociedade em um mundo em constante transformação”.

Este projeto está totalmente alinhado com o propósito da Evonik ao apoiar projetos sociais, pois priorizamos iniciativas que possam deixar um legado por meio do conhecimento e que promovam a construção de um mundo melhor”, destaca Regina Bárbara, Gerente de Comunicação e Eventos para América Central e do Sul da Evonik - uma das líderes mundiais em especialidades químicas.

Em Aracruz, os professores participarão de quatro encontros de capacitação, sendo dois presenciais e dois virtuais, totalizando 42 horas, com uma abordagem teórica sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos e dicas para a utilização dos materiais fornecidos em sala de aula. Além do baú colorido que dá nome à iniciativa, os educadores recebem também um manual, indicando os conhecimentos, valores e competências que cada atividade permite trabalhar e os cruzamentos com os conteúdos curriculares. Completam o material didático seis cadernos de atividades, um por macro área temática da BNCC, disponibilizados digitalmente. Cada caderno traz oito projetos, formando um rico repertório de 48 projetos transdisciplinares.

Em 2023, participam do Baú das Artes em Aracruz as escolas municipais Itaparica, Prof. Barula Neves dos Santos, Coqueiral, Ermelinda Giacomim Farina e Novo Irajá.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.